-
Arquitetos: UID Architects
- Área: 239 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nacasa & Partners Inc.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto visa transformar uma edificação antiga em restaurante. Ela passou por constantes remodelações e expansões desde a Era Meiji até a Era Taisho e Showa.
O terreno está localizado em uma rua comercial de leste a oeste no centro da cidade de Onomichi, província de Hiroshima, Japão. Ao visitar o local pela primeira vez, vi uma livraria fechada e ignorei completamente o fato de que a edificação tinha mais de 150 anos. Isso ocorreu porque as antigas colunas e vigas foram cobertas com novos materiais de construção. Além disso, uma grande sala foi feita com a adição de colunas de aço, o que não é adequado para uma estrutura de madeira deste tamanho. Este projeto partiu de um aprendizado sobre a história da edificação, fazendo um levantamento da complexa estrutura original, que possui uma fachada estreita e grande profundidade.
Quanto aos detalhes do projeto, depois de considerar as solicitações do cliente sobre a área específica e o equilíbrio de custos, decidi reduzir a área total. Além disso, criei alguns planos para utilizar a estrutura existente o máximo possível e adicionar um novo espaço exterior que incluía um jardim frontal e um pátio.
Primeiro, examinei a estrutura existente e a reconstruí como um todo, adicionando novos pilares e vigas de madeira, retirando os de concreto. Levando em consideração os próximos 50 anos, as seções de madeira do volume, fortemente danificadas, foram reforçadas com concreto, como as bases das colunas apodrecidas pela água da chuva e umidade. Toda a estrutura e as telhas foram totalmente refeitas.
Esforcei-me não apenas para redesenhar, mas sim, para remodelar e incorporar a história da edificação e a área circundante na forma final da estrutura. Ou seja, não só aproveitando o antigo volume, mas remodelando e incorporando a arquitetura existente que permite aos clientes perceber diversos materiais e espaços únicos das três últimas eras.
Esforços foram feitos para não esconder a nova renovação. Por exemplo, em vez de manchar as seções de madeira recém-adicionadas para combiná-las com a estrutura original, foi decidido deixar as novas peças sem manchas, para que os clientes possam desfrutar das mudanças na madeira que ocorrerão naturalmente ao longo tempo.
A estrutura, que passou por mais de 100 anos de mudanças, abarca várias gerações e histórias em um espaço próprio e gracioso que um restaurante recém-construído não seria capaz de oferecer. Espero que este restaurante revitalizado continue a receber seus clientes por muito tempo.