-
Arquitetos: TARA | Taller de Arquitectura
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jaime Navarro
-
Fabricantes: AutoDesk, Daltile, Interceramic, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Moradia localizada na Cidade do México, em um dos primeiros bairros desenvolvidos após a expansão da cidade, em 1950. O projeto foi construído em um dos poucos lotes vagos restantes na área, portanto, a abordagem foi do zero. A localização do terreno é particular, pois tem uma frente tripla: duas de frente para a rua e uma de frente para uma passarela de pedestres, o que permitiu que o prédio gerasse fachadas para o exterior, embora o terreno esteja entre empenas. Por causa da passarela de pedestres, três metros de área livre foram deixados como recuo, permitindo que a passarela de pedestres não fosse enclausurada.
Buscando o equilíbrio no volume de construção, e como o terreno tem 160m2, foi dada prioridade à geração da maior área livre possível, por isso recorremos a um prisma retangular alinhado a uma parede, o que nos permitiu explorar vistas, aberturas, lacunas, extrações e acréscimos. A partir desta peça geométrica iniciou-se a exploração do partido arquitetônico, das rotas e dos espaços. O projeto foi concebido como um único volume que abrigaria todos os espaços, mas este volume, vigoroso em sua forma e materialidade no exterior, seria livre no interior, acolhedor, transparente e honesto; para isso recorremos a acabamentos aparentes onde os materiais expressariam sua beleza e harmonia a partir de seu processo de construção, sem tratamentos ou revestimentos.
Foram selecionados o tijolo de argila recozido como o envelope da maioria das paredes para que a estrutura de reforço fosse embutida em sua espessura; o concreto aparente como elemento de continuidade, ligando a laje superior e as escadas; o teto de madeira, que proporciona calor; e os perfis de aço nos reforços estruturais expostos do edifício e a armação das janelas, que funcionam como elemento de ligação com os outros materiais.