-
Arquitetos: PONT12 architectes
- Área: 715 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Matthieu Gafsou
Descrição enviada pela equipe de projeto. Três casas anexas substituem uma edificação da década de 1950 em uma área residencial com vista para Lausanne. O projeto aproveita ao máximo o potencial do terreno para adensamento, ao mesmo tempo em que procura, por meio de sua forma e materialidade, se enquadrar no contexto suburbano e verde.
Os deslocamentos no plano e na seção transversal reduzem a escala e reforçam a domesticidade do complexo. Eles criam terraços que estendem as salas e multiplicam as orientações, em particular uma abertura para oeste voltada para a casa do meio.
A plasticidade do volume e a composição das fachadas são intrigantes, confundindo a leitura tipológica tradicional de três casas contíguas. A originalidade tipológica está em outro lugar: o projeto dispensa o sótão e distribui a área máxima construtiva em dois níveis mais generosos em favor de uma cobertura plana panorâmica.
Os materiais mantidos naturais e reduzidos ao mínimo: concreto aparente por dentro, madeira por fora. A atmosfera e a riqueza do projeto são alcançadas através da montagem e tratamento destes materiais: paredes de concreto, lajes lixadas revelando agregados, um revestimento de fachada cuidadosamente desenhado que revisita o tradicional ripado vertical.
Essas escolhas simples e radicais obedeceram também à coerência construtiva e energética: as lajes ativas transmitem o calor de maneira ótima, o desenho dos ripados nas paredes permitiu ao carpinteiro pré-fabricar toda a fachada e otimizar o canteiro de obras.