-
Arquitetos: Marcos Bertoldi Arquitetos
- Área: 1753 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Romulo Fialdini
-
Fabricantes: Alubauen - Schüco, Arteci, Casual Móveis, Clamom, Deca, Elight, Euroáudio, Imperpar, Npk Mármores, Ornare, Oscar ono, Piotto Marcenaria, Studio Bertoldi, Sunfix - Hunter Douglas, Vidraçaria Cometa, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Horizontal é uma residência unifamiliar de 1.753 m² de área construída, implantada em área equivalente a 3 lotes, num total de 3.700 m² em condomínio fechado em Curitiba.
Sua macro volumetria é constituída por 3 barras aéreas em concreto armado aparente, que balançam nas suas extremidades e concentram os principais usos do programa da casa. A implantação destas barras repete a configuração física dos lotes ao mesmo tempo que desvia e protege um conjunto de araucárias e bosque natural na porção frontal do terreno.
A barra frontal, mais elevada, contém 5 suítes e áreas de apoio do setor mais íntimo da residência. Esta barra balança nas duas extremidades com o maior balanço, sete metros, na sua parte frontal onde está inserido o quarto do casal. As outras duas barras, localizadas em cotas mais baixas e mais próximas do terreno, são dedicadas aos setores sociais da casa.
A barra transversal conecta as duas barras longitudinais mais alongadas e desenha dois esquadros no terreno. Um frontal marcando os acessos à residência e a proteção do bosque remanescente e outro aos fundos, destinado às áreas da piscina e lazer.
As 3 barras estão apoiadas sobre embasamentos revestidos em limestone, contendo os espaços de serviço e servidores da casa, conectando a obra ao terreno.
Rasgos nas lajes de cobertura viabilizam uma série de pátios ajardinados distribuídos nas principais áreas da casa, fechados verticalmente em concreto armado aparente ou brises pivotantes em madeira, como na laje jardim sobre a garagem principal.
O quarto do casal está orientado ao norte assim como a sala principal, situada na barra transversal conectora, os demais quartos e áreas sociais situam-se a oeste. As aberturas dos quartos são protegidas com muxarabis de madeira para proteção solar e maior privacidade.
Internamente a casa é finalizada em alvenaria branca e painéis ripados de madeira, inclusive nos forros, oferecendo melhores possibilidades para a instalação de luminárias, ar condicionado, sonorização, etc.
O mobiliário, ainda em processo, se utiliza dos mais recentes produtos lançados no mercado internacional, sem deixar de contemplar o mobiliário brasileiro contemporâneo e modernista.