-
Arquitetos: Evolving Radical Aesthetics
- Área: 420 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Justin Sebastian, Syam Sreesylam
-
Fabricantes: Hybec, Magari
The Wall of Being - A residência está situada em um cruzamento em "y" em um denso bairro residencial de Kozhikode, uma cidade costeira ao sul da Índia, em um terreno linear desprovido de vista para o exterior. A personalidade do cliente adota um estilo de vida moderno, ao mesmo tempo em que são muito nostálgicos sobre sua aldeia ancestral na região central de Malabar. O processo culminou na ideia de criar espaços que evocassem a memória coletiva da região, ao mesmo tempo em que contavam com características arquitetônicas modernas. Ainda sobre o conceito de criação de uma “estética moderna, abstrata, mas relacionável".
Como solução para garantir a privacidade, foi adotado um plano voltado para o interior, a partir do qual foi concebida a ideia de uma parede de confinamento. Parede de confinamento - “A parede do ser”, funciona como uma tela que retrata as raízes e os antecedentes culturais de uma pessoa, de onde emerge o volume tridimensional da casa. Um eixo central é mantido em paralelo à “parede do ser” tanto no térreo quanto no primeiro andar, permitindo um diálogo contínuo com todos os espaços ao mesmo tempo, estabelecendo uma ótima segregação e privacidade.
Volume - A presença de uma parede de apoio sem aberturas no lado oeste da casa criou o desafio de ter espaços limitados. Para lidar com isso, vários volumes internos-externos de altura dupla foram introduzidos e outros espaços da casa foram intercalados.
Espaços - A introdução de um pátio aberto ao céu e um lago de carpas evocam a memória coletiva das casas tradicionais de Malabar. O jardim do pôr-do-sol, entre o pátio e o lago de carpas, no primeiro andar, ao lado de uma grande abertura para o lado oeste, funciona como um pórtico elevado no centro da casa para aproveitar o sol da tarde. O jardim no primeiro andar, com vista para a rua, é o local onde se interage com o bairro no extremo sul. Outros espaços primários da casa são posicionados sequencialmente, intercalando o volume central aberto, incluindo o pátio e o lago de carpas. O mesmo espaço aberto central torna-se a alma da casa, de onde todos os outros espaços recebem luz e ventilação.
Texturas e Elementos - O caráter geral da casa reside no contraste que foi experimentado no projeto em termos de texturas, cores e conceitos. A coleção de móveis vintage e detalhes estruturais vernaculares reaproveitados, como unidades do forro tradicional e capitéis de pilares ornamentados, aumentam o contraste com a "parede do ser". A experiência do cliente na fabricação de joias catalisou a complexidade nos detalhes dos elementos interiores. O equilíbrio, em contraste dos espaços interiores, pretende evocar nostalgia, contemplação e tranquilidade.