-
Arquitetos: Studio Saxe
- Área: 1 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Andres Garcia Lachner
Visão geral. O Studio Saxe foi encarregado de projetar uma casa em frente à praia, na bela cidade de Santa Teresa, na Costa Rica. Decidimos integrar a experiência da selva na casa, e também emoldurar as vistas do oceano, enquanto a misturamos com a natureza.
Conceito. O Studio Saxe decompôs a massa do edifício em uma série de pavilhões com coberturas sobrepostas, que criam interessantes espaços de circulação entre os volumes. Ao desmaterializar os volumes, integramos a casa em seu ambiente exuberante.
Projeto. Os arquitetos utilizaram a decomposição de volumes para abrigar os diferentes programas do projeto. Os pavilhões divididos em dormitórios, salas de estar, áreas de serviço, juntos criam uma harmonia, tecida em conjunto através da circulação de espaços internos/externos. Assim, a casa permite que o usuário experimente o intenso ambiente natural, cada vez que se mova de um lugar para o outro.
Sustentabilidade. A decomposição dos volumes permitiu a ventilação cruzada, devido à exposição de cada espaço a pelo menos duas ou três faces para o exterior. Os beirais da cobertura foram cuidadosamente projetados para proteger do sol e da chuva, por meio de um processo de desenho bioclimático, que analisa os padrões solares, ventos e precipitação, para criar conforto sem o uso de energia. Um conjunto de sistemas sustentáveis, tais como captação de água da chuva, sistemas de reciclagem de água, geração de energia e design inteligente, faz deste projeto um pioneiro na arquitetura tropical sustentável, que tem o design passivo em seu núcleo.
Construção. O Studio Saxe desejava criar a sensação de linhas de cobertura flutuantes, assim uma série de colunas esbeltas suportam os planos do telhado, de uma forma, que eles parecem estar flutuando A combinação da construção de aço e madeira, com fundações de concreto permitiu a leveza do projeto, e o espalhamento de limites entre a estrutura e o exterior.