-
Arquitetos: ZJJZ
- Área: 50 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fangfang Tian
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cogumelo é uma cabana localizada em meio a uma floresta de pinheiros, portanto, a relação entre natureza e arquitetura foi a premissa do projeto.
A forma arquitetônica do Cogumelo é composta de dois volumes simples, de acordo com as funções. A parte principal do cogumelo é o espaço que abriga o dormitório, com uma janela panorâmica instalada um pouco abaixo da altura dos olhos. Ao sentar-se em uma cadeira ou deitar na cama, o hóspede fica imerso na natureza ao redor. O sótão serve como um espaço para as crianças, sendo acessado por uma pequena escada. O teto branco em forma de cone tem a ponta arredondada, criando uma sensação de infinidade no espaço.
O banheiro e armários estão organizados em um simples volume retangular que se encaixa no corpo principal do Cogumelo. Uma janela horizontal ao lado da banheira foi pensada para evitar a vista do caminho de pedestres para garantir privacidade, mas ao mesmo tempo trazer a natureza para dentro do espaço.
Ao mesmo tempo, a claraboia circular introduz diferentes expressões de luz e sombras com o passar do tempo e mudanças de clima. Este espaço poético serve como hall de entrada da cabana e também como espaço de permanência para os hóspedes.
A cabana Cogumelo utiliza uma estrutura de aço elevada para minimizar o impacto da construção no local. Com o passar do tempo, a vegetação no terreno vai gradualmente se espalhando para abraçar a construção. A cobertura em forma de cone é revestida com madeira de pinho, enquanto no resto da cabana foi usado um revestimento cimentício com agregados. Este material vai mudando de cor com a umidade e o tempo, permitindo que a arquitetura harmonize com o ambiente natural ao seu redor.