-
Arquitetos: HORMA estudio de arquitectura
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mariela Apollonio - Fotógrafa de Arquitectura
-
Fabricantes: AutoCAD, Cosín
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa responder a uma esquina de quadra, onde uma elevação contínua, sem arestas, se oferece à rua para ser vista de todos os ângulos, sem priorizar uma visão em detrimento de outra. A curva, entendida como uma linha ininterrupta, torna-se a ferramenta de trabalho para uma casa que pretende fazer parte do ambiente ao seu redor. Um embasamento de tijolos resolve o encontro com o nível 0 e suporta o elemento contínuo e estrategicamente perfurado para manifestar a riqueza espacial de seu interior. Internamente, a residência não obedece a ordens pré-estabelecidas, permitindo que a organização vertical em corte permita descobrir espaços e articula-los para manter a luz natural e as vistas sempre em movimento.
Os tijolos, meticulosamente colocados na fachada e no acesso à moradia e ao subsolo, dão forma ao embasamento, ou térreo, sobre o qual repousa o volume que materializa o primeiro andar e a cobertura. Em toda a fachada há aberturas que oferecem luz natural a espaços muito específicos no interior. O térreo articula o uso diurno da casa, e é entendido como um único espaço cujos usos são configurados por diferentes curvas e planos. O pátio, articulado com o interior através do vidro estabelecendo um espaço que poderia ser único, arremata o percurso, onde o castanho da ferragem e o verde da vegetação compõem o limite entre a casa e a rua.
O jogo de alturas e mezaninos permite que os espaços mais privados para uso individual sejam distribuidos nos pavimentos superiores, sendo estes os quartos e o escritório. O percurso ascendente termina na cobertura, uma área aberta e única onde a sequência espacial e os usos são novamente delimitados por planos de diferentes alturas e curvas. Aqui a piscina acompanha o resto do projeto em linguagem e forma e se torna um dos lugares singulares da casa.
Tijolo, vegetação e curvas são os elementos responsáveis pela materialização de uma casa que aparentemente não segue nenhum ritmo específico, mas que, sem dúvida, é projetada milimetricamente para seus novos habitantes.