-
Arquitetos: Riparia
- Área: 1427 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tamara Uribe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 1.019,54 m² com restrições frontais, posteriores e laterais, anteriormente ocupado, foi proposto um edifício fragmentado em três volumes que responderam a três fatores diferentes. O primeiro foi a geometria trapezoidal do terreno. O segundo, as árvores sobreviventes da construção anterior. E o terceiro, o objetivo de potencializar as vistas.
A característica topográfica da diferença de 4 metros do nível da rua ao nível do terreno foi aproveitada para poder construir 4 pavimentos. Uma esplanada foi proposta na frente para assim fornecer uma superfície permeável que também funciona como um estacionamento. Uma ponte conecta o estacionamento ao edifício. As árvores na frente foram respeitadas e criou-se uma espécie de pátio que ilumina e ventila os espaços do nível inferior.
A proposta se divide em 3 volumes, os laterais são simétricos e o central se abre como um leque em direção à selva. A fachada externa é discreta e sólida com o objetivo de proteger as vistas da rua. Para suavizar esta rigidez foi colocada uma malha vazada de blocos no núcleo de circulação que, à noite, funciona como uma luminária que emana luz quente. A fachada posterior consiste nos terraços das unidades e foi proposta uma laje de concreto esbelta para uma leitura leve e aberta.
Os materiais são aparentes para que a construção envelheça com dignidade e se mantenha sem grandes demandas de manutenção. Enquanto as lajes transversais são feitas de concreto aparente, as longitudinais são feitas de bloco de concreto natural. No nível inferior, foi proposta uma piscina contínua com vista para a selva, enquanto a cobertura recebe as comodidades privadas por apartamento. As unidades laterais têm as escadas no exterior para economizar espaço interno.
Abaixo do estacionamento estão as salas de máquinas e a cisterna com as instalações necessárias para captar e purificar a água da chuva. A própria geometria do edifício permitiu que cada unidade tivesse seu próprio corredor, graças a isso, e a pedido do cliente, os apartamentos têm 2 portas, uma para acesso principal e outra para um quarto que o proprietário pode alugar independentemente como quarto de hotel. A unidade central, tendo o quarto de frente para a vegetação, tem uma porta de treliça de madeira para controlar o acesso ao terraço caso o quarto esteja alugado.