-
Arquitetos: Estudio Opaco
- Área: 420 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Cosentino, Hunter Douglas, ANODAL, Edificor, Indusparquet, Industria Interior, JOHNSON, Julia Sol, Maestre, Maretich, Mercedes Costal, PHI Domotica, Patagonia Flooring, Pez, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um lote de esquina, de frente para uma escola histórica e com muita exposição, o projeto desta casa procurou se proteger do exterior, abrindo-a totalmente para o interior. Foi planejada em dois níveis, sendo o térreo para a área social e um andar superior para a área privativa.
Externamente, o tijolo prevalece em todo o revestimento, inclusive como uma espécie de "tela" para intensificar a privacidade. O concreto é outro elemento que surge tanto no exterior, quanto no interior com o intuito de criar uma casa que perdure no tempo sem a necessidade de grandes manutenções e respeitando o meio ambiente e a sua localização.
No interior, procuramos gerar espaços amplos e luminosos que acompanhem a vida desta jovem família. A madeira tanto em pisos, móveis, revestimentos e tetos é o elemento que une e dá aconchego, de modo que seu uso se repete em todos os cômodos da casa.
No hall de entrada e distribuição somos envolvidos por uma escada totalmente aberta para o jardim que lhe permite fazer parte da casa e apagar aquele limite entre o interior e o exterior. Todos os ambientes principais envolvem o jardim e a piscina, enquanto a cozinha é colocada como um ponto de ligação entre eles.
Na área privativa, foram criadas duas alas, uma para crianças e outra para os pais com terraço próprio. Os espaços foram pensados para se adaptar às mudanças pelas quais a família vai passar à medida que os filhos vão crescendo e as suas necessidades mudam.