-
Arquitetos: Matheus Farah + Manoel Maia Arquitetura
- Área: 1002 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Assoalhos São Bernardo, Deca, Eliane, Humaitá Indústria e Instalação, Ornare, Padrão Móveis, Rewood, Rokka, Santa Clara, Stone Pré-fabricados Arquitetônicos, Unibox
Descrição enviada pela equipe de projeto. Matheus Farah e Manoel Maia Arquitetura e Construtora Gaia iniciaram em 2019 uma parceria para desenvolver métodos construtivos inovadores, pautados pela sustentabilidade e eficiência. A ideia era reduzir tempo e custo de obras e combater o desperdício de materiais dos processos construtivos tradicionais. O primeiro resultado dessa iniciativa pode ser apreciado em um amplo terreno na Fazenda Boa Vista, residencial próximo à capital paulista, onde está situada a Casa Metálica.
Mais do que a combinação de pilares e vigas pré-fabricadas, o método permite compor ambientes completos, com instalações, caixilhos, fechamentos e revestimentos, a partir do uso de componentes em madeira, cimento e aço. Diante disso, é possível explorar múltiplos arranjos de plantas, conjugando ambientes conforme particularidades do terreno e programa de necessidades do cliente, conferindo personalidade única a cada projeto.
Com seus arredores fortemente marcados pela paisagem natural, a casa estabelece harmoniosa relação com o entorno, de forma que este possa ser apreciado tanto dos espaços de convívio, quanto das áreas privativas – sem comprometer a privacidade. Para isso, definiu-se uma implantação em “L”, dispondo o programa em três blocos sob uma cobertura.
Estes blocos constituintes da volumetria foram designados a partir de suas funções primárias. O primeiro bloco contempla ambientes que garantem o funcionamento da residência: cozinha, área de serviço e depósitos. Dessa forma, se apresentam com mais discrição, com exceção da cozinha, aberta para a sala de jantar.
Já o segundo bloco abriga programas destinados ao lazer dos moradores e visitantes; ainda que tenha menos resguardo que o primeiro, mantém a intimidade e tranquilidade pretendidas. Os ambientes da sauna, massagem e ofurô se interligam e, por meio de painéis deslizantes, pode-se controlar os níveis de privacidade e iluminação desejados.
Por fim, o terceiro se destina ao recinto mais privativo da casa, onde estão localizadas as cinco suítes. Enquanto a master conta com varanda privativa, as demais oferecem varandas voltadas para a piscina.
Em conjunto, os blocos são resguardados sob uma única cobertura metálica, que não só garante abrigo, como também atua como elemento articulador dos programas da residência – criando, nos espaços remanescentes entre os blocos, locais de convívio e permanência. Integrados, estes mantêm forte conexão e flexibilidade entre si, garantindo uma relação com o entorno através de painéis de correr em vidro e brises em madeira, elemento que traz movimento à fachada.
O amplo vão entre os blocos contempla salas de estar e jantar conectadas à área externa, apenas separadas por painéis de vidro, sem quaisquer paredes. A varanda possui, de um lado, um espaço gourmet com vista; e do outro, um jardim interno, que traz ao interior plantas nativas da flora brasileira – presentes em todo o paisagismo. Esta área abre caminho ao deck, onde estão localizados piscina e hidromassagem, equipados com sofás e chaises, configurando um agradável local de estar.
A agilidade proveniente do sistema estrutural permitiu que a entrega da residência completa pudesse ser realizada 10 meses após a aprovação do projeto, comprovando a eficiência do método construtivo a partir de componentes modulares industriais.