-
Arquitetos: Arenas Basabe Palacios
- Área: 5 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Imagen Subliminal
-
Fabricantes: panoramah!®, Alu-Stock, AutoDesk, Cypecad, Gradhermetic, Grato, Griesser, Grupo Ortiz, K-Line France, Robert McNeel & Associates, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing consistiu no projeto, execução e construção de um edifício residencial na rua Claudio Coelho 121, no coração do bairro de Salamanca, em Madri. Sua localização excepcional é tanto uma oportunidade, quanto um desafio, devido a sua presença visível da ponte Juan Bravo, na Castellana.
Consciente da importância de sua localização, o projeto apresenta um duplo caráter, graças ao contraste em sua materialidade. Para a rua Claudio Coelho, o edifício apresenta uma fachada de três pavimentos, típica do bairro, com base, corpo principal e cornija. Esta perspectiva urbana tem uma personalidade estrita e não decorativa, feita de painéis modulares pré-fabricados de concreto branco.
No interior, no entanto, uma fachada mais leve e amigável se abre para o jardim, com grandes painéis de vidro cobertos com uma malha de madeira. Um volume inferior, na forma de uma casa de dois pavimentos, envolve o jardim, trazendo uma escala mais humana ao conjunto.
O processo de projeto incorporou a participação dos usuários na configuração de sua futura casa. Após definir uma faixa de espaços de servidores (armazenamento, vestiários, serviços, instalações, etc.), este suporte foi interpretado em cada pavimento, conforme as necessidades e exigências dos habitantes, tornando sua casa feita sob medida, a partir de um padrão de projeto coletivo.
Um detalhado projeto construtivo trouxe destaque ao edifício, graças à mais alta qualificação possível em termos de eficiência energética. Mais especificamente, a composição da pele foi pensada de forma sensata, escolhendo cuidadosamente as melhores soluções de isolamento térmico e janelas do piso ao teto. A contribuição da fachada com persianas de madeira é, naturalmente, crucial, pois oferece proteção contra a incidência solar, o que também significa manter a privacidade doméstica dos usuários, mas, ao mesmo tempo, liberando as melhores vistas da cidade.
Com a inovação técnica em mente, foi definido um sistema centralizado de instalações altamente eficiente, otimizando o uso de energia segundo as demandas alternada dos usuários. Este sistema centralizado constitui um esqueleto comum que, com a organização espacial em torno da faixa de atendimento dos espaços anteriormente, mencionados, permitiu uma grande flexibilidade durante o processo participativo de personalização com os futuros habitantes.