-
Arquitetos: Utreras Arquitectos
- Área: 79 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gustavo Burgos
-
Fabricantes: Nemetschek, Trimble Navigation, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado entre as árvores próximas às margens do estuário Paildad, no setor rural de Contuy, município de Queilen, ilha de Chiloe, e faz parte do complexo "Comarca Contuy" (www.comarcacontuy.cl), uma organização que busca unir arte, cultura, turismo e natureza.
O projeto teve como premissa criar quatro cabanas para "glamping" (termo que vem da combinação de glamour e camping, um novo conceito de acampamento de luxo) entre as árvores, inspiradas nas formas e disposição das mesmas, bem como dos ninhos das aves, através das janelas circulares. Cada uma dessas quatro cabanas oferece espaços de estar e dormitório, e estão conectadas entre si por meio de uma passarela de madeira. Embora a área construída seja pequena, o terreno tem uma morfologia muito acidentada com declives íngremes, que reflete nas diferentes alturas em que cada uma das cabanas está implantada.
A construção toda tem estrutura e revestimentos em diferentes tipos de madeira, cipreste para as estacas de fundação, coigüe para as vigas principais e secundárias, e casca-de-anta para as paredes divisórias e treliças. As diferentes vistas para o exterior, a imersão no meio das árvores e a proximidade com o estuário, permitem desfrutar da brisa fresca e até mesmo observar de perto algumas espécies de aves.