-
Arquitetos: Babel Arquitetura
- Área: 390 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Art D'Ville, AutoDesk, Fábio Camargo, Só Luz Iluminação, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bar e Restaurante Wine Garden iniciou suas atividades com a proposta de ser um espaço a céu aberto, temporário na estrutura de um container e que duraria apenas o período da estação de inverno e seca; mas após o seu grande sucesso com o público, acabou se tornando um point definitivo no Pontão do Lago Sul, em Brasília.
Depois de muita busca de referências, a equipe Babel pensou em criar um ambiente que ‘descomplicasse’ o vinho, trazendo um ar elegante e despojado, que fosse convidativo para todos os gostos e idades. Como o próprio nome entrega, a inspiração foram vários wine bars fora do Brasil, além de grandes jardins e estufas de flores. Esse é um projeto com muitos elementos marcantes e de identidade, que são características muito especiais do Wine Garden.
A demanda inicial dos clientes foi a criação de uma cobertura definitiva que pudesse substituir a provisória que eles utilizavam nas épocas de chuva. Optamos então por construir uma grande estrutura metálica, com um jogo de formas anguladas, cores bem fortes de amarelo e ocre, e transparências para contrastar e evidenciar o céu azul de Brasília. Tudo isso criando movimento e marcando as áreas de entrada, bar, cozinha, estar e banheiros. Para trazer a sensação de estar dentro de um grande jardim, sabíamos que o paisagismo seria ponto essencial de todo o projeto.
Além de todo o canteiro do terreno ter sido planejado para variadas espécies de palmeiras, arbustos e flores, toda a estrutura da cobertura é recoberta com trepadeiras e alguns painéis telados fixados em diferentes alturas que servem de apoio para grandes vasos de variadas folhagens. Ali temos também grandes luminárias pendentes artesanais, feitas sob medida com cúpulas de tecido em formas variadas e cordões de luzes. Todos esses elementos ajudaram a criar um cenário muito instagramável.
Os volumes onde funcionam a área da cozinha e dos banheiros também são muito marcantes. Eles são estruturas de contêiner pintadas em uma cor roxo berinjela bastante ousada, criando uma linguagem industrial e jovial e remetendo à tradicional cor do vinho. Junto da entrada temos o bar, com os mesmos acabamentos dos outros volumes. Ele serve tanto de área de espera, quanto de área de estar mais despojada para um número menor de pessoas.
No seu balcão incluímos um compartimento de vidro, onde os clientes podem interagir colocando as suas próprias rolhas após o consumo de seu vinho. Na área descoberta, foram criados vários lounges com assentos estofados e mesas baixas. Essa área se torna um grande atrativo nos meses mais frios e de seca, onde é possível estar a céu aberto tomando um bom vinho, e apreciando a bela paisagem de conexão com o Lago Paranoá, maior ponto turístico da cidade.