-
Arquitetos: R/MA Rivero Mas Asociados
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Apasco, AutoDesk, Axalta, C.R. Laurence, Cafe, Carrier, Clopay, Coyote, Delta, Emtek, Everest Solar System, Fester, GE Lighting, Helvex, Jandy, Kohler, Leviton, Lorentz, Magg, Monogram, +13
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto teve início quando o cliente nos procurou para projetar sua casa de praia localizada em Cabo del Este, uma área nos arredores de Los Cabos que atualmente carece de infraestrutura e também é famosa por suas ótimas ondas para o surf. A localização e as vistas são inigualáveis, e mesmo estando fora do contexto urbano, está ligada à cidade mais próxima graças a uma estrada recentemente asfaltada, que há três anos era uma típica rua de terra no deserto do Sul da Califórnia. Além da distância e da falta de infraestrutura essencial, um dos principais desafios do projeto foi a busca por materiais e sistemas sustentáveis para construir e operar uma casa.
Nosso foco inicial foi incorporar paredes de terra batida nos espaços principais e utilizar, como segundo material, concreto para o restante dos volumes. As paredes de terra batida funcionam como isolantes térmicos que, ao mesmo tempo, fornecem calor e umidade ao deserto seco que circunda a casa e, por sua vez, contrastam com o piso de concreto polido, bem como com as lajes do hall central em forma de "T" criando aberturas que permitem a entrada de luz natural. Queríamos explorar o hall central como uma cobertura em palha aberta, muito comum na arquitetura costeira continental. Tanto a iluminação como a ventilação cruzada são geradas através das das janelas superiores, que juntamente com os pátios localizados em cada eixo da casa criam um fluxo passivo. A pedido do cliente, cada quarto dispõe de espaço para equipamentos de ar condicionado para o verão. Porém, a forma como o fluxo da casa foi projetado permite que a brisa do mar e o som das ondas percorram os espaços. O design também se desloca do interior para o exterior, criando uma transição imperceptível entre o conforto do espaço interno e a paisagem mediterrânea da Baja. Esta casa de um nível e quatro quartos possui 48 painéis solares na cobertura, inversores, baterias de lítio e um gerador para auxiliar o sistema solar durante dias nublados.
Para educar os hóspedes sobre essa tecnologia, os painéis solares ficam expostos na borda do nível central e são visíveis na chegada, a sala das baterias também é vista por uma porta transparente ao lado do hall de acesso principal. O resto do equipamento foi escondido e consiste numa estação de tratamento de esgotos, duas cisternas subterrâneas, uma para água potável e outra adicional para água tratada para irrigação. Além disso, foi instalado um tanque de gás propano para aquecimento da água, do fogão e da banheira de hidromassagem. Sendo o primeiro projeto que desenvolvemos com energia solar, a natureza e a economia obrigaram-nos a criar eficiência no design e na funcionalidade. Do início ao fim, queríamos criar uma arquitetura contemporânea na Baja California, usando linhas horizontais, grandes espaços internos e externos sombreados e materiais locais para construir uma casa simples, mas extraordinária.