-
Arquitetos: Architectural Bureau WALL
- Área: 7473 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ilya Ivanov
-
Fabricantes: Franken-Schotter
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Caméo Moscow está localizada no bairro de Tverskoy em Moscou, próximo à estação de metrô Mayakovskaya. Sua área total é de 7.473,9 m². O complexo é composto por 17 moradias urbanas de 230 a 445 m²: seis moradias de dois pisos e dez de três pisos com terraços abertos nos pisos superiores, bem como uma grande casa. No conceito de Architectural bureau WALL, 17 vilas contam as histórias de 17 famílias com seus próprios estilos de vida e identidades únicas, situadas em torno de um jardim interno - um oásis urbano.
Cada villa tem sua própria identidade e exclusividade. A arquitetura baixa do complexo complementa organicamente a estrutura existente de edifícios no centro histórico de Moscou. O projeto prevê 6 tipologias de fachadas. A variabilidade é alcançada por meio de detalhamento individual, características plásticas de cada tipologia e uma combinação de janelas em arco e retangulares. Pedras naturais de grandes dimensões, o mármore jurássico, são utilizadas no revestimento das fachadas. As esquadrias das janelas são de latão, com superfície patinada.
A geometria planimétrica do complexo baseia-se na rotação mútua dos edifícios das moradias em diferentes ângulos, o que realça sua identidade e singularidade, permitindo criar uma sensação de privacidade e silêncio, abre as suas próprias vistas distintas e únicas e dá um "bônus" espacial, uma escada iluminada ou um banheiro com vista para o jardim. O conjunto de entrada dos apartamentos apoia a frente de rua, ao mesmo tempo que é o limite entre o ambiente urbano e o espaço interior do complexo.
Cada villa possui duas áreas verdes próprias, o que permite recriar a atmosfera da vida no campo no centro de uma metrópole movimentada: o jardim da frente, "salas de estar abertas da cidade" por analogia com as loggias da cidade florentina e o quintal, um privado logradouro de até 100 m² atrás da villa. A entrada nas moradias faz-se tanto pela lateral do pátio, como com a ajuda de um elevador individual do piso -1 do parque de estacionamento subterrâneo.
O pátio é um parque e um jardim, não é acessível de carro. O projeto paisagístico foi desenvolvido pela empresa Arteza e executado de acordo com o princípio de um jardim de floração contínua, mantendo o seu efeito decorativo ao longo do ano.