-
Arquitetos: 6717 Studio
- Área: 130 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Jotun, Kohler, Xinfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há um grande desenvolvendo nas áreas rurais no Vietnã. As casas típicas da cidade começaram a aparecer cada vez mais densamente nas regiões remotas, rompendo a imagem pacífica e poética da vila. A residência Dien Khanh tenta manter a familiaridade tradicional que está gradualmente desaparecendo nas casas rurais, de forma a criar um ambiente arejado, próximo da natureza e da paisagem envolvente, mas também satisfazendo a vida moderna e o desenvolvimento social contemporâneo.
O recuo é grande o suficiente para o jardim, os dois lados da cerca são plantados com fileiras de palmeira areca combinadas com grandes árvores. O pátio é revestido de tijolos chineses, criando uma conexão com a telha e uma reminiscência da imagem familiar do pátio das casas vietnamitas tradicionais.
A solução de projeto procura abrir e fechar espaços, conduzindo e surpreendendo o espectador. Do jardim, a vista muda gradativamente à medida que entramos na casa, o espaço se expande em altura e a sala é conectada ao 1º andar por um grande átrio, começando a se fechar gradativamente quando chega a altura do teto da sala de jantar, a partir dele, o espaço se estreita até o corredor de conexão com a parte posterior da casa. A partir desse corredor, ele conecta o espaço da cozinha, a claraboia e o quarto dos pais.
Os espaços de convivência e de descanso são divididos pelo átrio e pela claraboia entre a casa. Através desses espaços, a luz natural e o vento são conduzidos naturalmente para dentro do volume, criando luz e ventilação. O quarto dos pais está separado da área de estar e da cozinha por um átrio com um pequeno jardim no meio da casa. Os quartos para hóspedes, por serem raramente utilizados, estão dispostos no 1º andar, também ligados entre si através deste átrio. Eles são organizados separadamente, mas ainda se conectam com a natureza.
A escada é o destaque da casa. Degraus curvos combinados com o átrio no canto do terreno criam uma sensação de claridade, rompendo o volume. O acabamento da escada, assim como todo o piso da casa, é feito de granilite, como um material familiar utilizado pelos nossos antepassados. O design de interiores visa a simplicidade e as conveniências modernas da vida contemporânea. O uso de tinta branca e madeira clara cria um ambiente interior espaçoso e luminoso. Elementos tradicionais são inteligentemente incorporados ao interior, como o sofá de madeira da sala de estar e o assento do pátio comumente encontrado em casas tradicionais vietnamitas.