-
Arquitetos: Colle Croce
- Área: 275 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Aluar, AutoDesk, TDL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da ampliação de uma casa unifamiliar localizada em La Lucila, um bairro residencial ao norte da cidade de Buenos Aires.
A casa pertence ao período da arquitetura argentina que vai de meados dos anos 20 ao final dos anos 60 do século XX. A sua linguagem racionalista e branca é a expressão da nacionalização da moderna ortodoxia europeia e há muitos exemplos semelhantes na região, sendo a produção de Carlos Vilar uma referência incontornável. A casa sofreu algumas intervenções que prejudicaram a sua essência, tivemos que desvendar aquela estrutura original para responder às necessidades dos seus novos usuários, redefinindo os espaços e assim criando um habitar contemporâneo.
A questão foi: que campo expressivo/estrutural é indicado para materializar a intervenção? Evitando cair na mimese com o pré-existente, partimos para reinterpretar o seu espírito racionalista mas com a tecnologia atual. O resultado é uma intervenção leve, que promove uma relação direta entre os principais espaços da casa com o amplo jardim e os demais usos que ele integra: a piscina, o solário e a sala de estar/jantar ao ar livre.
Uma multiplicidade de experiências acompanha o "promenade" desde a calçada. Um pátio com áreas semicobertas e vegetação abundante abre caminho para uma área semicoberta de generosas proporções. O salão é o grande articulador de funções e também o elo que une o existente e a nova intervenção.
A sala de estar/jantar de proporções generosas integra-se ao jardim graças aos vidros contínuos, com muitas possibilidades de abertura para um lado ou para o outro.
A cozinha ocupa o espaço que outrora foi a sala de estar, a ressignificação desse espaço confere ao uso atual uma certa hierarquia. A disposição linear das bancadas em contraponto à concavidade em leque (característica distintiva destas “casas brancas”) produz uma sensação de fluidez e amplitude.
No andar superior, os dois quartos das crianças com banheiro pertencem à estrutura original. O quarto principal possui uma série de atributos que lhe confere um carácter independente. Neste espaço é reconhecida a largura total do terreno, vistas sobre o jardim e área envolvente através de uma janela, possui ainda um closet, um espaço de estudo e um banheiro completo.
No segundo pavimento (sempre foi um ideal poder utilizar o terraço inacessível) um grande espaço pode ser experienciado ao mesmo tempo como sala de estar e escritório, e tem um apoio de serviço completo.
O ponto culminante da obra é um mirante com terraços de ambos os lados na altura das copas das árvores, de onde se chega a vistas muito extensas para as diferentes orientações.