-
Arquitetos: Christophe Rousselle Architecte
- Área: 2070 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Charly Broyez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do edifício Le One é conceitualmente sensível e respeitoso, com suas linhas sóbrias e refinadas, que destaca-se, além da sua localização excepcional, no centro histórico da cidade de Rennes, pela forma discretamente imponente da sua inserção na paisagem.
Uma arquitetura atemporal cuidadosamente inserida no contexto urbano, onde a fachada principal possui uma identidade original e que, de forma tênue, cria uma composição sofisticada dos elementos construtivos com o uso de materiais opacos, brutos, herméticos e duráveis como o concreto aparente e o vidro.
Da Place de Bretagne, a fachada posterior do edifício apresenta outro abordagem, escondendo a obviedade morfológica no movimento dos elementos, que se deslocam assimetricamente no volume robusto e escuro, suavizado pela presença de grandes aberturas e guarda-corpos leves de vidro.
A configuração dos terraços profundos em concreto escuro permitem o prolongamento dos espaços dos apartamentos, beneficiando-se assim da orientação Sul. Todos os pisos apresentam uma série de protuberâncias escalonadas, abertas ao céu, realçando a luminosidade de cada apartamento da edificação com volumes que suportam grandes vãos envidraçados, com espaços generosos tanto no interior como no exterior dos apartamentos.
A racionalidade dos planos e a relação com os espaços públicos e os revestimentos escolhidos valorizam a qualidade do edifício dando a sensação de viver no último andar em todos os pisos.