-
Arquitetos: Ian Bennett Design Studio
- Área: 500 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Clinton Weaver
-
Fabricantes: Corian, EST Lighting, GRAPHISOFT, Lockwood, Miele, Roca, Sussex Taps, The Copper and Zinc Roofing Company, Vitrocsa, Zetr
Descrição enviada pela equipe de projeto. No alto de uma escarpa proeminente, no mais alto nível de ataque de incêndios florestais - a Flame Zone (Zona de Chamas) -, a Casa Eagle's Nest pretende equilibrar e valorizar a experiência de observar o panorama e expansividade do local, com privacidade e reclusão. A restrita paleta de materiais intensifica esta experiência do local, da paisagem e da forma construída juntamente com a dinâmica mutável da luz e da sombra.
Influenciado pelo Modernismo Brasileiro contemporâneo, o "programa público" do térreo (sala de estar, sala de jantar e cozinha) é fechado por grandes portas deslizantes de vidro ao norte e leste, permitindo vistas desinibidas de 135 graus do Oceano Pacífico, de Pittwater, do Lago Narrabeen e do Bilgola Plateau. A abertura das portas proporciona a cobiçada sala de estar interna/externa, que o clima de Sydney permite durante todo o ano.
Em contraste com a vista aberta e extensa do andar térreo, o primeiro andar (que abriga o programa privado de quartos) procura enquadrar vistas selecionadas de cada espaço em uma abordagem mais íntima, convidando subconscientemente a olhar mais intensamente para a vista, como uma pintura de paisagem.
Capturar vistas enquanto mantém-se a privacidade foi de suma importância para um local contíguo a um terreno púbico e de frente a uma movimentada passarela de pedestres e a uma rua de veículos. A solução veio na forma de uma pele de persiana operável que permite que os ocupantes controlem a privacidade e a intensidade solar ao longo de três fachadas. A aparência do edifício se transforma tanto interna quanto externamente dependendo da abertura das persianas, envolvendo tanto o ocupante quanto o transeunte.
Trabalhar de perto no desenvolvimento do projeto com o proprietário, o construtor, o consultor de incêndio e o engenheiro estrutural guiou o desenho do projeto e assegurou que todos os sistemas contra incêndio fossem integrados e ocultos, em vez de um pensados a posteriori e visíveis. A utilização de produtos contra incêndio próprios e o detalhamento em torno de seus requisitos permitiram uma resolução sem interrupções e econômica.
O respeito à Zona de Chama também orientou a construção e a materialidade do Eagle’s Nest. A utilização da experiência do cliente com concreto sem forma permitiu que o piso, as paredes e os sofás fossem de um material com três texturas diferentes; piso de cimento queimado, paredes laminadas e sofás em forma de tábua - todos sem necessidade de manutenção futura, ao mesmo tempo em que proporcionavam um fundo díspar para que a luz e a sombra interagissem. Em contraste ao concreto, tijolos reciclados (a partir da demolição da casa existente) pintados de branco acetinado proporcionam um pano de fundo sutil para a escadaria de origami de chapa de aço preta fosca que pende a partir do primeiro andar. Externamente, uma caixa de cobre impermeabilizada fica sobre a estrutura de concreto e se direciona ao norte para otimizar a incidência solar, com caixas de aço preto extrudado emoldurando as vistas e fornecendo proteção às janelas do primeiro andar do ambiente hostil da escarpa.
A Casa Eagle's Nest procura fazer justiça a um local surpreendente nas Praias do Norte de Sydney, curando vistas de tirar o fôlego dentro de uma construção privada, utilizando uma restrita paleta de materiais e detalhando para alcançar o mais alto nível de cumprimento à prevenção contra incêndios, tudo isso com uma estética descomprometida.