-
Arquitetos: PRODUCTORA
- Área: 1450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. Manuel Dublán é um edifício de apartamentos com lojas no térreo, integradas sobre uma casa com pátio do início do século XX. O layout da casa original, sua escadaria central, tetos altos e detalhes originais em azul nas colunas e frisos decorativos foram usados como ponto de partida para o projeto de reutilização adaptativa. O projeto integra 17 novas moradias de uma forma única e sensível ao seu contexto histórico, contribuindo para o adensamento e reativação de um bairro subestimado da Cidade do México.
A casa existente de dois pavimentos foi totalmente reabilitada, restaurada e reaproveitada com apartamentos que gozam de generosas alturas e, em alguns casos, permitem alojar lofts. A escada original conecta esses dois primeiros níveis. Do lado da rua, dois espaços comerciais são adicionados para criar um complexo ativo e animado que contribui para a vida da cidade. Uma vez que o edifício recupera e reaproveita uma casa com valor arquitetônico patrimonial, o projeto está isento de requisitos de estacionamento pela regulamentação municipal e, portanto, foi integrado um grande estacionamento de bicicletas que promove a utilização de meios de transporte alternativos.
Acima da fachada histórica, os novos pavimentos são recuados a fim de criar uma escala urbana favorável aos pedestres, estabelecendo um diálogo respeitoso entre a casa original e o novo edifício, e criando grandes terraços protegidos. Os níveis superiores são ligados por uma nova escadaria escultural que flutua sobre o pátio central pintada da mesma cor azul que foi descoberta nos detalhes da casa original. Os apartamentos se estendem para o pátio interno, expandindo os espaços de circulação para gerar áreas externas privadas para cada unidade. Os dois níveis superiores estão organizados em unidades duplex que se conectam diretamente aos terraços da cobertura, com generosas vistas de 360 graus sobre a cidade.