-
Arquitetos: Torres Arquitetos Associados
- Área: 3817 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Harleyson Almeida
-
Fabricantes: Atlas Concorde, AutoDesk, Cerâmica Portinari, Pedro Schwanck esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, localizado na praia de Torres-RS, consiste em um volume prismático único, compacto e linear com 3 andares que procura explorar o diálogo entre a vida privada e a vida urbana. As vinte unidades residenciais possuem tipologias e dimensões diferentes, com apartamentos de um a três dormitórios, sendo alguns duplex.
A edificação está inserida em um tecido urbano consolidado, e respeita a escala do bairro, com predominância de edificações de 2 e 3 pisos destinadas à habitação. Apesar de estar integrado no contexto, era importante criar-lhe uma identidade, resultando em um edifício sólido, sensível e receptivo. A fachada junto a rua confere um caráter único ao edifício, sobrepondo o volume com uma grelha modular que divide a fachada em compartimentos de diversas dimensões que minimizam a percepção da altura da edificação, enfatizando a horizontalidade do volume. Suas modulações possibilitam o uso de estruturas convencionais de concreto armado. Os fechamentos de alvenaria, concreto, vidro e madeira, fazem uso da diversidade de materiais para uma composição de tecnologias tradicionais e contemporâneas.
O projeto foi premiado em primeiro lugar no concurso The Plan Award, em Veneza, no Cityscape Awards, em Dubai, e no IDA Design Awards, em Los Angeles. Foi premiado em segundo lugar no Rethinking the Future, em Nova Delhi, e no prêmio Saint-Gobain, em São Paulo. Também recebeu menção honrosa no prêmio AsBea, e foi 'shortlisted' no WAN Awards.