-
Arquitetos: Bornstein Lyckefors
- Área: 8453 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Åke E:son Lindman, Bosse Lind
Descrição enviada pela equipe de projeto. O distrito de Kvillestaden em Gotemburgo foi por muito tempo uma área degradada, vinculada à, agora encerrada, indústria de estaleiros nas docas de Hisingen. Hoje, o distrito tem uma forte tendência de crescimento, onde casas antigas são misturadas com novos empreendimentos. Nesse contexto, Bornstein Lyckefors projetou um prédio de apartamentos no terreno de uma antiga estação de correios.
O projeto do edifício tem sua lógica e inspiração baseadas nas “Landshövdinge-houses” adjacentes, o tipo de edifício tradicional e característico de Gotemburgo com um piso térreo revestido de tijolos, seguido de dois a três andares em madeira. Hoje, a maioria das fachadas de madeira foram substituídas por chapas de metal, e as fachadas do bloco são, portanto, de tijolo, com pavimentos superiores em zinco ondulado. Ao dividir o bloco em segmentos e dar a cada parte uma das três cores no esquema monocromáticos, uma conexão foi criada para a tipologia de bloco fechado tradicional com sua escala quebrada e divisão de bloco intermediário. Cada parte também recebeu seu próprio parapeito de varanda, que com pequenas diferenças quebra ainda mais a escala e cria uma variação na paisagem urbana.
O pátio contrasta fortemente com o ambiente da rua e pode ser comparado a um oásis, longe do barulho da cidade. Todas as superfícies; fachadas, sacadas de entrada, vãos de escadas e terraços são revestidos de pinho tratado termicamente. Varandas compartilhadas são acessadas a partir das escadas, uma área de terraço comum e outros assentos no pátio estão situados para pegar o sol em tantas posições quanto possível. As varandas de entrada que enquadram o pátio funcionam como uma sala ao ar livre para cada casa. Dessa forma, os moradores têm acesso a uma varanda extra além da voltada para a rua e para o espaço urbano.
A distribuição dos apartamentos varia de estúdios a apartamentos de vários andares com terraços associados. O objetivo é criar plantas eficientes com boas condições de iluminação e um ambiente social rico. As varandas e varandas de acesso conferem às unidades mais dois "quartos", o que alarga a experiência dos apartamentos.