-
Arquitetos: Pepa Díaz Arquitecta
- Área: 123 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Juan Sánchez Calventus
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Ceramicas Antonio Aleman, Levantina, Weber Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Pastrana I é o resultado de um projeto de reforma e expansão no qual a intenção foi recuperar a essência da casa mediterrânea do Levante, afincada entre as encostas da Serra de las Moreras e o o passeio Malcamino. Em meio a campos arados e planos configurados a partir de pedra seca, esta casa busca a geometria em suas origens, não se distorce na distância a paisagem onde se encontra, concentrando a intervenção sobre ela e deixando o resto no estado mais intocado possível.
A construção optou pela presença generalizada de soluções naturais, respiráveis e saudáveis. Para isso, a parte reformada recupera a pedra procedente da escavação da ampliação, abrigando as áreas ligadas à atividade diurna, enquanto a parte ampliada é acabada em barro proveniente da região, e contempla os ambientes noturnos. Além disso, a marcenaria e o piso de terracota sem tratamento contribuem, entre os demais materiais, para alcançar o habitat mais "ecológico" possível, favorecendo a desconexão dos moradores com a vida industrial.
A casa é hermética por dentro, no verão não requer ar condicionado e no inverno, apenas um fogão a lenha é suficiente para amenizar os dias em que as temperaturas podem ser mais severas. O principal objetivo é que a casa devolva o habitante à origem, sem ornamento ou decoração, esta é a essência de seu próprio lugar.