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Arquitetos: ADEPT, Vargo Nielsen Palle
- Área: 12500 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Ramus Hjortshøj
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirada pelos princípios de aprendizagem do século XXI, a nova Escola de Arquitetura de Aarhus foi projetada como uma incubadora para experimentos arquitetônicos, aprendizagem baseada em workshops e sinergias não planejadas entre alunos. A arquitetura é crua, quase parecendo um edifício industrial, mas apenas à primeira vista - o detalhamento refinado e a forte organização espacial comunicam deliberadamente como um edifício é construído; como refinar um projeto por meio de alguns materiais cuidadosamente selecionados e como permitir que a arquitetura fique em segundo plano como uma estrutura flexível para atividades.
A Aarhus School of Architecture foi projetada como um laboratório para aprender e explorar a arquitetura, tanto por dentro quanto por fora. O edifício está localizado em um antigo pátio ferroviário com traços da história industrial formando uma identidade crua e autêntica. Caracterizado por seus materiais expostos, bem como seus detalhes industriais, o projeto do edifício se adapta a este ambiente, seu vizinho mais próximo é o Institute for X - uma comunidade alternativa de startups e cultura.
A simplicidade intencional do projeto é uma resposta detalhada à necessidade da escola por espaços funcionais e robustos. O edifício concluído permite que os tutores experimentem formas novas e contemporâneas de educação em arquitetura, ao mesmo tempo em que fornece uma identidade espacial mais forte que corresponde à ambição de ser uma das melhores escolas de arquitetura da Europa. O novo prédio é a melhor vitrine da escola, permitindo que as atividades se tornem visíveis ao público, assim como a organização espacial e a transparência interna tornam as atividades do estúdio visíveis e presentes para todos os alunos. De seus antigos espaços insinuando individualidade, esta é a arquitetura que incentiva comunidades e sinergias.
"A nova Escola de Arquitetura de Aarhus reúne dez locais anteriores em um prédio. O sonho era uma estrutura robusta, um laboratório vivo de arquitetura. Isso inspirou o desenho tipo oficina, que se apresenta como um anti-ícone - uma tela vazia feita para ideias, criatividade e aprendizado", explica Martin Krogh, sócio da ADEPT. Ele continua: "O desenho permite que os espaços interiores e exteriores se misturem, não apenas através da transparência literal, mas também questionando o que é o espaço da escola e o que é da cidade. Isso significa que tanto o ambiente urbano circundante quanto as atividades curriculares irão moldar o edifício no futuro. É um edifício que foi projetado para nunca ser suficiente em si mesmo - apenas por meio de seus ocupantes é que ele se completa".
O edifício foi concluído com soluções integradas ao desenho e com a intenção de maximizar a flexibilidade espacial. Uma paleta de materiais estreita reduz os recursos de construção do edifício, incluindo cadeias de produção e transporte locais, sempre que possível. Estabelecendo o concreto como a solução ideal ao responder à necessidade de espaços em grande escala e resilientes, a equipe por trás do projeto trabalhou em estreita colaboração com o fabricante para diminuir o uso do material na construção, bem como para maximizar o uso de material reciclado. Além disso, o fabricante foi obrigado a trabalhar com uma produção sustentável, incentivando a produção com desperdício zero.
Outras iniciativas sustentáveis são os pisos de madeira reciclada feitos de sobras da produção de janelas industriais e a grande estrutura da biblioteca em vários andares. A biblioteca é parcialmente feita de um sistema de prateleiras reciclado de um edifício histórico próximo. A paisagem urbana ao redor do prédio faz parte de um projeto de pesquisa com o objetivo de reciclar sobras de materiais de construção testando soluções de adaptação climática e movendo biótopos de um local para outro. A escola reduzirá seu consumo de energia em até 50% em relação à soma de suas antigas localidades.
Projetada por meio da co-criação em um modelo de parceria inovador, a nova Escola de Arquitetura de Aarhus mostra uma direção alternativa para a colaboração interdisciplinar na indústria da construção. O projeto é baseado no amplo envolvimento do usuário e da vizinhança e basicamente eliminou hierarquias internas na organização do projeto para promover um processo de desenvolvimento transparente em todos os níveis.