-
Arquitetos: se\arch architekten
- Área: 1580 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Zooey Braun
-
Fabricantes: Atlas Schindler, Forbo, Haeussermann Fassade, Mayr-Melnhof, Schoeb, Villeroy & Boch, Warema Sun Center
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Kita Haldenstraße" está localizada em uma área residencial em crescimento em Schorndorf, Alemanha, na interface com uma área semelhante a um parque. A propriedade é caracterizada por uma impressionante população de árvores. O volume da creche foi mantido muito compacto de modo a permitir uma área de lazer contínua na parte oeste da propriedade e incluir a vegetação como fator formador de identidade.
A localização das crianças desempenha um papel importante na creche. Isso é obtido por meio de alocações espaciais e estruturas espaciais claramente legíveis. O centro mais interno, o coração, ou a "praça da vila", cria identidade e orienta as crianças, pais e encarregados de educação. Isto é reforçado pelos dois volumes de dois pisos, a sala multiuso e a zona de jogos, que penetram na estrutura do edifício e ao mesmo tempo funcionam como fio condutor. As claraboias, que criam um efeito estimulante nesta área central com sua incidência de luz, enfatizam esse efeito. O acesso é pelo sudoeste. Por uma área coberta e pela passagem aberta, entra-se primeiro no saguão independente da creche. A partir daqui, há um acesso direto à sala multiuso, à área do grupo U3 no piso térreo e aos grupos Ü3 no piso superior. As salas do grupo, incluindo as salas auxiliares, estão todas voltadas para o sul. Os nichos nos corredores marcam a transição para os grupos e criam privacidade mesmo quando as portas estão abertas.
A creche consiste em uma construção pré-fabricada toda em madeira e foi realizada em 10 meses. As superfícies visíveis transmitem a construção de madeira e criam autenticidade e sensação tátil.