-
Arquitetos: NeuronaLab
- Área: 150 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Del Rio Bani
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Barnices Lasur
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste no restauro de uma casa rural que surgiu da necessidade de fugir da cidade e de cuidar dos idosos que vivem na casa da fazenda ao lado. Trata-se de uma casa trapezoidal que pertence a um conjunto de construções antigamente ligadas à exploração agrícola da área, a Fazenda Can Barnils.
Para sua construção, esse projeto reutiliza principalmente materiais da região, muitos deles de demolição. O ponto de partida foi consolidar o envoltório externo, melhor seu desempenho climático com isolamento de cortiça e valorizar o sistema construtivo centenário. Foi realizado um estudo aprofundado da incidência solar, da ventilação cruzada natural e do uso de água de poço com um sistema de filtragem.
A casa em si era menor, várias das áreas eram utilizadas como estábulos para cavalos ou galinheiros e não estavam conectadas aos demais ambientes. Ela não se abria para o jardim. A fachada norte, onde agora se encontra a varanda de verão, estava completamente fechada. O layout da planta foi funcionalmente melhorado especialmente no que se refere à circulação, para favorecer a mobilidade através do espaço. Essa é uma casa flexível para uso esporádico: consiste de dois quartos, mas nela podem dormir até doze pessoas. Foram criados ambientes para serem usados de forma simultânea para facilitar a vida em comunidade.
Em termos de interiores, os pisos, vigas e carpintarias originais foram recuperados em diálogo com novos materiais, que não são muito industrializados, como pisos de terracota e concreto, pedra natural e madeira. Esta abordagem permite que os habitantes se conectem com o ambiente natural, cercados de verde, reduzindo o nível de estresse tão característico da vida urbana.