-
Arquitetos: Philippe Meyer Architecte
- Área: 1500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Inês de Orey
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto dos Apartamentos HMC_P198/19 consiste em 3 edifícios residenciais conectados por uma garagem comum no subsolo. Os edifícios são levemente elevados do nível do solo e cada um contém 5 apartamentos com um acesso central em comum.
O paisagismo das áreas externas ao redor dos edifícios recria o que antes era um parque, sem veículos e com pouca ou nenhuma superfície impermeável. Após a demolição da edificação preexistente, para limitar o impacto da nova construção, os três blocos foram distribuídos no terreno com espaçamento suficiente para garantir bastante área verde entre eles. Cada pavimento faz um jogo de volumes e transparências, combinando paredes em alvenaria e espaços vazios, fechamentos em vidro incolor e fumê, conformando varandas envidraçadas que podem ser usadas tanto no verão como no inverno.
Cada pavimento contém diferentes tipologias e cada unidade proporciona uma distinta combinação de luz natural e uma vista para o jardim e para os outros edifícios. A paleta de materiais cria identidade e unidade ao conjunto, utilizando poucos materiais construtivos e rejeitando revestimentos decorativos na fachada. A construção combina tijolos pré-fabricados com propriedades isolantes, revestidos apenas com reboco. As esquadrias da fachada são em madeira maciça nas áreas fechadas da residência, emoldurando e garantindo privacidade, e metálicas nas varandas, com um acabamento mais minimalista, proporcionando grandes aberturas para a paisagem e permitindo entrada de luz abundante.