-
Arquitetos: Entre Terras
- Área: 101 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ruy Teixeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto expográfico para a mostra Nosso Norte é o Sul converte a sede da galeria Bergamin & Gomide, em São Paulo, em um espaço com atmosfera íntima e com sensibilidade tátil emprestada das obras apresentadas.
A exposição que acontece paralelamente a 34 Bienal, reúne práticas artísticas na América do Sul nos últimos 1500 anos e as afinidades visuais e influências decorrentes de um diálogo contínuo que se manteve entre o antigo e o moderno.
A concepção do desenho passa pelo desejo de envolver toda a natureza sensível da presença humana com as formas e obras ali disponíveis. O desenho curvo das paredes e expositores constrói percursos tortuosos com perspectivas que oras restringem os sentidos, outras ativam-os, portanto, conhece-se o espaço através da corporeidade. O desenho dos expositores possibilita diferentes relações entre as obras dependendo da posição do indíviduo na galeria, amplificando diálogos próprios da mostra.
As superfícies são silenciosas e a complexidade se dá pela interação da luz com a textura do linho e da terra presente na pintura mineral. A natureza dos materiais empregados emite uma qualidade atmosférica que constrói a aura intimista do espaço.