-
Arquitetos: Alvorada Arquitetos
- Área: 862 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pedro Kok
-
Fabricantes: Aluminas, AutoDesk, CS Construct, Clatt, Concreserv Usina, Deca, Fernando Jaeger, Gerdau, Gigi Botelho, HitchPen, Líder Interiores, Monlline, Montele, Paulo Ito, Permetal, Planmetal, Portal Prime, Prefunde, Punto e Filo, Skymar, +6
Descrição enviada pela equipe de projeto. A missão da nova geração à frente da IPEL Iluminação, empresa familiar que atua há 25 anos no ramo, era criar uma identidade mais jovem e leve para sua nova sede, fazendo um contraponto ao conceito poluído e confuso usualmente encontrado em muitas lojas de iluminação. O local escolhido foi exatamente no lote vizinho onde a empresa já estava instalada há alguns anos, na tradicional Rua da Consolação em São Paulo, sentido Centro, no mesmo quarteirão com a Avenida Paulista.
Os proprietários optaram pela demolição total do existente para construir uma loja nova, do jeito que a empresa precisava, ao invés de reformar o imóvel antigo que se encontrava bastante deteriorado. Estrutura metálica e instalações aparentes, concreto, chapas metálicas, painéis de exposição, vegetação, comunicação visual, mobiliário, todos esses elementos foram trabalhados pelos arquitetos para dar um novo conceito para a loja.
O partido estrutural da nova construção foi em metálica, tanto pela linguagem estética que os proprietários já tinham em mente aplicar, quanto pela questão logística complicada na movimentada rua da Consolação. A montagem da estrutura metálica de todos os andares e a concretagem das lajes, em sistema steel-deck, durou apenas 4 semanas.
Todos os projetos foram feitos antes da obra começar, Estrutura, Fundação, Instalações, Climatização, Paisagismo e Arquitetura, o que permitiu uma obra muito mais tranquila e com poucas surpresas de execução. O projeto desenvolve-se em térreo, primeiro, segundo e terceiro pavimentos. No térreo, apesar de ter apenas 7,00m de testada, o projeto acomoda tanto o acesso de veículos para um estacionamento ao fundo, quanto a entrada independente de pedestres através de um hall envidraçado com escada fixa e elevador acessível.
Um vazio localizado no centro do projeto corta todos os andares e cria no térreo um ambiente que foi carinhosamente apelidado de prainha e, nos andares superiores, proporciona um respiro no salão, contribuindo para uma sensação de amplitude e leveza do espaço.
Um mural de arte foi feito na empena desse átrio interno e é possível de ser contemplado de todos os andares da loja. A exposição e atendimento ao público ocorrem no primeiro e no segundo pavimentos. A organização do layout e as visuais foram pensadas de modo a se enxergar o salão de ponta a ponta, com a presença de janelas em ambas as extremidades, o que também permite ventilação cruzada.
No primeiro pavimento, ao chegar da escada, há um pequeno estar e um grande espaço linear de mostruário que percorre todo o salão. Ao fundo, em espaço mais reservado após o bloco de sanitários, acontecem as mesas de atendimento e espaço para café. No segundo pavimento, além do mostruário, uma praça descoberta abriga mostruário de iluminação externa e serve como espaço de descanso para os visitantes e funcionários.
No terceiro pavimento, administração e estoque executados em um sistema de cobertura leve tem uso restrito. Na fachada, foi utilizada chapa metálica expandida, que cria um véu translúcido que permite diferentes sensações de iluminação durante o dia e a noite. A IPEL Iluminação apostou na inovação de seu espaço e se posiciona com um conceito diferente e mais moderno em relação ao cenário das lojas de iluminação da Consolação.