Novos campi universitários brasileiros: processos e impactos reúne experiências de implantação de nove novas universidades federais brasileiras criadas, ou que passaram por expressiva expansão, entre 2004 e 2014. Trata-se de um período fecundo de experimentações pedagógicas, metodológicas e arquitetônico-urbanísticas decorrentes do envolvimento do governo federal e das instituições de ensino superior.
O livro oferece às universidades brasileiras, na figura dos seus gestores, pesquisadores, docentes, técnicos administrativos e estudantes, um conjunto de reflexões sobre essas experiências a partir da exposição e análise crítica dos processos envolvidos em cada caso e suas características mais marcantes, com distanciamento e estratégia metodológica apropriados.
Gestores públicos e profissionais que lidam com o planejamento urbano, mobilidade, empreendimentos de impacto nas cidades, sustentabilidade ambiental e o engajamento das instituições públicas na transformação da realidade social brasileira também encontrarão valiosas contribuições nesses estudos.
Esse livro foi concebido e produzido, em vários estados da federação e de forma coletiva, entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, período inesquecível da pandemia da Covid-19. Foi desenvolvido durante as lutas diárias pela permanência do bom senso e afirmação que a universidade tem contribuição fundamental para o presente e o futuro da humanidade. É a nossa singela contribuição no atual momento.
ISBN
9786599238468Título
Novos campi universitários brasileiros: processos e impactosAutor
Elaine Saraiva Calderari e Joel Pereira Felipe (organizadores)Editor
Daniel Richard Sant'Ana e Leonardo da Silveira Pirillo InojosaAno da Publicação
2021Encadernação
OutroIdioma
Português