-
Arquitetos: Criscia Sacardo, Filipe Doria Arquitetura
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maura Mello Fotografia
-
Fabricantes: Dalle Piage, Deca, GRAPHISOFT, Ipel Iluminação, Laluma Marcenaria, Sete Elos Serralheria, Taio Marmoraria, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento - situado próximo à Avenida Paulista, em um edifício construído na década de 80 -, quando adquirido por seus novos moradores, necessitava de uma reforma completa. Sua situação original não atendia às expectativas, tanto em alguns aspectos funcionais quanto pelas características e condições de seus materiais de acabamento.
A proposta reordenou os ambientes, suprimindo paredes e construindo novas delimitações, com base no mobiliário projetado. A intervenção solucionou de questões macro, como a falta de integração entre a cozinha e a sala, a questões mais pontuais, como a dimensão extremamente reduzida do box do chuveiro. No cômodo que se destinava a um segundo dormitório foi feito um escritório, integrado à sala. Essas alterações deram ao apartamento amplitude e maior conectividade entre seus recintos.
Um grande elemento - que faz a articulação funcional e espacial do apartamento -, construído com chapas de aço, é o formulador da identidade do projeto, um objeto imagético, que cria uma relação empática com quem o presencia. Esse equipamento tem diversas funções, como portas-painéis - que permitem o fechamento do ambiente do escritório -, uma mesa de trabalho, uma estante para objetos e livros, o balcão da cozinha e o rack da sala de estar e televisão.
O projeto desse elemento exigiu cuidadosa elaboração e detalhamento, com desenhos e especificações para a produção dos seus componentes. A logística de execução se deu incialmente com o corte e a dobra das chapas, e uma primeira montagem para averiguações e ajustes. Sequencialmente foi feita a pintura eletrostática das peças, e, por último, a montagem final no apartamento - apenas com parafusos, sem a utilização de soldas -, como em um jogo de encaixes.