-
Arquitetos: Ibarra Aragón Arquitectura, Miró Rivera Architects
- Área: 749 ft²)
- Ano: 2021
-
Fotografias:The RAWS, Adrian Llaguno
-
Fabricantes: Accents, Akabani, Ardec, AutoDesk, BC Muebles Contemporaneos, Blu Dot, Brown Paperbag, Casa Italia Design Studio, Cemex, Ciento Once, Cocinas Ciao, Crate & Barrel, Cuprum, Everlux, Mundial Operation Executive, Pinturas Berel, RH Modern, Stabilit, Steelcase, Stonia, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ocupando um lote urbano apertado, a Casa Ferrum encarna a essência de Monterrey. O perfil sinuoso da casa reflete o cume serrano da Serra Madre Oriental, enquanto a fachada em tela metálica e tubos resgata as origens industriais e a história metalúrgica da antiga cidade de San Pedro Garza García. Uma fita contínua de tubos metálicos envolve o perímetro da parede sólida da construção, as janelas e as aberturas ao ar livre.
Cantos arredondados acentuam o fluxo da fita — dissolvendo os volumes e fachadas discretas, enquanto suavizam os cantos agudos configurados pelo lote trapezoidal. As aberturas perfuradas e as janelas recuadas adicionam profundidade, textura e sombra. Os tubos de metal servem como uma proteção contra chuva para as paredes sólidas; dando privacidade e sombreamento para janelas selecionadas. Além disso, eles funcionam como uma tela ao ar livre dupla para o hall de entrada, e para o espaço de vivência ao ar livre. A tela branca é contrastada pelo acabamento em bronze escuro das esquadrias, das portas de garagem deslizantes, e da porta frontal pivotante.
A casa e o lote foram projetados em torno de uma árvore existente, que serve como o ponto focal do jardim privativo, e do espaço de estar ao ar livre. Uma faixa de concreto do beiral com tubos fornece sombra a uma área de estar e jantar ao ar livre, enquanto uma piscina trapezoidal se estende ao longo da borda sul do gramado. A sala de estar se abre para o quintal através de duas grandes portas de vidro deslizantes, que se retraem para um nicho escondido. Na casa, os espaços privativos — incluindo quartos, salas familiares e espaços de apoio, como a cozinha e a despensa — foram agrupados em duas alas.
As alas são separadas pelo hall de entrada com pé direito duplo no térreo, e conectadas por uma passarela de vidro no segundo pavimento. Em cada ala, os espaços privativos são conectados a espaços públicos compartilhados, incluindo a sala de estar com pé-direito duplo, a sala de mídia com peles de vidro, e uma sala de jantar, que se abre para o estar ao ar livre. O terceiro pavimento abriga uma sala de jogos / home theater, e um terraço na cobertura, que capitalizam as vistas panorâmicas da Sierra Madre Oriental ao norte e ao sul.
A paleta de materiais do interior da casa cria um diálogo com o exterior. O piso de pedra natural no térreo se estende do interior para o exterior, enquanto o carvalho foi utilizado nos pavimentos superiores. Janelas internas e divisórias de vidro mesclam a linguagem do interior e do exterior; proporcionando luz natural e conexões visuais em toda a casa, além de uma separação acústica e privacidade. Acima das portas e janelas de correr na sala de estar, os painéis verticais de madeira ecoam o padrão da tela metálica do exterior. Uma janela com ranhuras profundas e estreitas no painel, enquadra o beiral da árvore existente. O volume escultórico construído sob medida no acesso frontal da casa, foi fabricado a partir de tubos cortados, dispostos em uma forma orgânica.