-
Arquitetos: Aleyda Resendiz, Brenda Hernandez, Federico Colella , Riccardo Caffarella
- Área: 646 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Jaime Navarro
-
Fabricantes: Bambumor, Ternium, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois do terremoto de 2017 a Unidade Esportiva do Município de Xoxocotla em Morelos, a FUPAD-México (Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento), sofreu danos estruturais e propôs ao público um projeto abrangente de reabilitação desta área e a criação de um novo centro comunitário. A construção proposta está articulada em dois corpos que são enxertados em um terreno de topografia irregular.
O primeiro volume maior e mais alto com sala multiuso e pé direito duplo, alinha-se a um pátio existente e gera uma pequena praça verde voltada para a rua. O segundo volume mais baixo e mais longo contém os escritórios e salas de aulas para pequenas oficinas, está totalmente alinhado com a rua Niños Héroes, gerando uma nova frente urbana. Ao mesmo tempo, um amplo pórtico liga os dois edifícios, reforçando o sentido de comunidade.
Optou-se por orientar o complexo ao longo do eixo norte-sul, para uma melhor exposição. A presença de pórticos nos dois edifícios permite limitar a radiação direta nas paredes de alvenaria. A inclinação e a geometria das coberturas favorecem a ventilação cruzada em todas as direções. Um sistema nos tetos com treliças de bambu nas janelas, melhora as condições térmicas em geral. As portas e janelas de junco entrelaçados permitem constantemente a passagem de ar, luz e jogos de sombra para o interior.
Nos dois edifícios foi utilizada uma estrutura mista que integra perfis de aço standard e blocos BTC, do tipo “Mattone”, tecnologia desenvolvida por Gloria e Roberto Mattone, professores da Politécnica de Torino. Os blocos “Mattone” facilitam uma melhor qualidade da alvenaria através de um sistema de junta macho e fêmea dupla e foram produzidos localmente com terra e mão-de-obra local, utilizando uma máquina-prensa portátil doada pela Embaixada da Itália. Com o apoio da a comunidade Xoxocotla que também participou das oficinas de treinamento. As características do bloco permitiram melhores condições ambientais no interior da edificação e uma aparente utilização do material, reduzindo os custos de construção.