-
Arquitetos: Neiheiser Argyros
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lorenzo Zandri
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um local espetacular com vista para o Mar Euboean, próximo à pequena vila de St. Minas, uma mistura de materiais brutos e refinados em composição para criar uma casa de verão única, que se abre para a paisagem em todas as direções. Dois grandes arcos de concreto rasos orientam os principais espaços sociais em direção ao mar.
Perpendicular ao eixo principal, uma barra de um pavimento com quartos privativos é inserida na encosta existente da paisagem. A casa desaparece nas oliveiras e floresta de pinheiros selvagens da estrada de acesso, mas se abre em dois pavimentos para abranger toda a extensão das vistas à beira-mar. Extensos terraços ao redor da casa criam uma malha com diversos níveis de salas de estar ao ar livre.
Uma estrutura existente no local, projetada pelo arquiteto grego Nikos Hadjimichalis na década de 1970, foi amplamente renovada, reconfigurada e ampliada. A casa original estava singularmente voltada para o mar, com grandes aberturas, e estendendo o espaço ao ar livre em todas as direções, assim celebrando a diversidade do local — floresta, bosque, gramado, prado ... e mar.
Muitos dos detalhes modernistas originais foram recriados e atualizados, mas também complementados com novas adições lúdicas. A casa é deliberadamente ambígua em seu tratamento do antigo e do novo, e despreocupada em deferência à casa original; às vezes revelando os traços das manipulações e incisões do existente, outras vezes misturando o novo com o antigo, fundindo o passado e o presente. O concreto exposto das paredes estruturais e do teto é complementado por tijolos à vista, janelas de madeira, pisos de tijoleira personalizados, armários de alumínio perfurados e móveis estofados embutidos por toda parte.