-
Arquitetos: plano livre
- Área: 30 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Henrique Queiroga
-
Fabricantes: Allum & Vetro Vidraçaria, Arte Persa, Ateliê da Vila, Bellar Acabamentos, Coral, Deca, Francisco Oliveira Design, GALERIA MURILO CASTRO, Handë Móveis, Hogar, Horto dos Buritis, Lafaete Locações, Marei Móveis, Micheliny Martins, NewTechWood, Nui Nui, Prima Linea, Prática Consulte Vendas, Rede Plus, Templuz, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico do Estúdio Lapinha foi pensado para a execução em duas etapas. A primeira foi a construção de uma habitação modular no interior de dois containers, exibida na CASACOR Minas 2021. A segunda será concluída após sua desmontagem e remontagem na Lapinha da Serra, onde servirá como hospedagem.
O raciocínio construtivo guiou o processo. Dois módulos de containers foram acoplados lateralmente com seus componentes industrializados expostos sem camuflagem. A hidráulica está concentrada em uma parede, criando o módulo infraestrutural. Essa estratégia, além de reduzir custos, libera o resto do espaço. Por isso, o outro container é um módulo flexível, indeterminado, um plano livre, que, nesta edição, recebe o mobiliário do Estúdio Lapinha.
No interior, perfis no piso e no teto arrematam o friso de encontro dos containers e facilitam o desacoplamento para o transporte. Para valorizar o sistema construtivo, os materiais e cores destacam o módulo flexível do infraestrutural. O primeiro é verde e abriga a cama de casal e a marcenaria em compensado naval. O segundo tem tom laranja terroso na cozinha e azul dentro do núcleo do banheiro. Divisórias separam a cuba do chuveiro e do sanitário, o que otimiza o uso da área. O box é um espaço híbrido: conectado ao deck por uma porta de vidro, ele funciona também como ducha. O hóspede desfruta da vista até na hora do banho.
A paisagem é a protagonista. O espaço é de contemplação. As grandes portas de vidro dissolvem os limites entre exterior e interior e os tons utilizados trazem a natureza para dentro deste refúgio.
Para além de um único espaço físico, o projeto usa a ideia de sistema. Por isso, o Estúdio Lapinha é um protótipo que pode ser ampliado, replicado e implantado em outros contextos. Diferentes arranjos de containers criam diferentes espaços para que diferentes experiências sejam vividas ali.