Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um terreno acidentado, a Casa Cañadas desenvolve-se com a premissa de fazer parte da topografia e respeitar as árvores existentes, deixando a construção em segundo plano, e dando assim uma resposta honesta ao lote.
Esta estratégia dá flexibilidade à função e oferece ao usuário a possibilidade de viver o espaço de forma mais dinâmica.
Caracterizado por sua materialidade e sua estrutura, o projeto busca sempre se beneficiar de energias passivas. A casa é fechada para o exterior com um material translúcido, para manter a privacidade e aproveitar na maior parte do tempo a iluminação natural. Desta forma, valoriza-se o pátio central, que funciona como o coração do projeto, abastecendo todos os espaços com iluminação e ventilação naturais.
Com uma linguagem contemporânea e com a utilização de materiais crus, a área social desenvolve-se com o conceito de uma planta livre; desta forma, o usuário tem a liberdade de manusear os móveis de diferentes formas e combinações, dando propriedade ao espaço. Com o auxílio de uma cortina, a área social une-se ao terraço, configurando momentos de convivência que respondem à necessidade de gerar espaços mais flexíveis e confortáveis.