-
Arquitetos: Apio Arquitectos
- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: AutoDesk, Home Control, Leaf Panel, Nuprotec, Tejas de Chena
Descrição enviada pela equipe de projeto. Moradia coletiva projetada para receber duas famílias + hóspedes, onde pudessem viver juntos de forma independente. "Juntos, mas não embaralhados", diz o ditado coloquial que representa perfeitamente o requerimento desse projeto.
Localizado na primeira quadra voltada para o mar, o projeto é capaz de destacar os dois mundos contíguos: o mar e as dunas. A fachada sul, fechada e contínua, protege do vento e envolve o espaço central.
A ideia de sua volumetria nasce de um envoltório ou concha que abriga dois módulos separados em um espaço comum. Assim, nasceu este espaço intermediário, ponto de encontro entre duas áreas independentes e núcleo vital da casa. É também a resposta a outra variável-chave do projeto: proteção contra o vento e o sol.
Neste pátio, o trabalho de luz e sombra é realizado através de uma cobertura com hastes de eucalipto de diferentes espessuras, criando o filtro perfeito para o sol e calor. As aberturas dos corredores com vistas para todas as direções enquadram diferentes cenas que enfatizam a paisagem e reforçam sua beleza.
A casa tem estrutura e revestimento em madeira, com uma paleta de cores que se mistura harmoniosamente com a luz e os tons do local.
O paisagismo, trabalhado em conjunto com a arquitetura, integra a flora autóctone da região (oliveiras, pimentas, diversas variedades de cactos) que se adaptam naturalmente às condições do local.