-
Arquitetos: SPEED Architects
- Área: 142 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simen Øvergaard
-
Fabricantes: Cesi Ceramica, Dørfabrikken Vatnestrøm, Ifö Electric, KLH, Louis Poulsen, Natre Vinduer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 1 está situada em Tromøy, uma ilha na costa sul da Noruega, caracterizada por suas florestas de pinheiros, praias rochosas e costas selvagens. O projeto consiste em uma pequena casa e um anexo, projetados pelos arquitetos Eirik Mikal Stokke e Espen Robstad Heggertveit, como parte dos projetos de seu escritório sediado em Oslo, SPEED Architects— Section Plan Elevation Extrusion Diagram.
O lote está situado ao lado de uma praia e reserva natural, onde o cliente nada com seus amigos todos os domingos, durante todo o ano. Grande parte do terreno é caracterizado por rochas nuas, de modo que a casa é implantada no alto para evitar escavações desnecessárias. A sala de estar se abre em direção à paisagem, e permite acesso diretamente ao campo rochoso de urze. A casa é orientada para o mar, mas projetada para se abrigar contra os ventos fortes. Inclinada ao longo de 26 metros, o volume tem vários nichos e pátios nas laterais, garantindo que haja sempre um espaço protegido contra o sol.
A casa térrea possui três quartos, dois banheiros, um closet, uma área de serviço e um amplo corredor, assim como um hall contendo uma sala de estar, jantar e cozinha. Um anexo abriga uma pequena sala de estar, cozinha e banheiro, assim como um beliche. A sauna possui uma entrada separada, ao lado do chuveiro externo, também localizada no anexo. Nos dias quentes de verão, a casa se abre em direção ao seu entorno — com acesso direto de cada quarto, área social e cozinha — fundindo espaços internos e externos.
A casa foi projetada para acomodar o estilo de vida do cliente, que vive sozinho, mas com espaço para crianças, netos e amigos. A sala de jantar tornou-se assim o espaço mais importante, com amplas portas de vidro que se abrem para os dois lados da casa. Para ocasiões especiais, uma grande mesa se estende desde a cozinha até a sala de estar, ou desde a sala de jantar e através das aberturas em ambos os lados.
O projeto possuía um orçamento apertado, o que exigiu ideias inovadoras e foco. A construção em CLT do edifício garantiu uma precisão milimétrica. As paredes de madeira são deixadas expostas e sem tratamento, dando à casa uma certa crueza, mantendo-a ao mesmo tempo, refinada e aconchegante. Isto permite que os próprios móveis, obras de arte e objetos do cliente sejam destacados. Em contraste, as portas de correr internas são pintadas em uma oficina de automóveis local em tons de pêssego, limão e turquesa. No exterior, materiais industriais acessíveis são usados de novas maneiras, como a pérgula e a garagem, onde placas de fibra de vidro destinadas a estábulos filtram a luz do sol. Já a cerca ao longo do terraço consiste em gabiões com pedras da ilha — geralmente usados como barreiras acústicas ao longo de rodovias.
A casa é revestida em pinho tratado à pressão, que envelhecerá com o tempo, se mesclando aos tons acinzentados da cobertura de alumínio e das esquadrias. Como a casa não precisa de manutenção, o cliente fica livre para curtir a paisagem, e convidar os amigos para uma sauna e um banho frio após o banho de mar de domingo.