-
Arquitetos: Studio 218 - Estúdio de Arquitetura
- Área: 365 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ezequiele Panizzi
-
Fabricantes: Cerâmica Portinari, Ceusa, Deca, Guararapes, Imab, Tramontina, V&V Esquadrias, Zen Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um casal na melhor idade, apreciador de arte, de natureza e de bons momentos em família, a Casa Mirante posiciona-se e forma privilegiada em relação às visuaisdo entorno, razão pela qual recebeu esse nome. Construída dentro da área de quatro terrenos, que já contavam com a pré-existência de um quiosque de festas projetado pelo Studio em 2016, a obra teve como principal premissa de implantação o cuidado com a vegetação ali existente: sua locação e planta em angulo garantiram a retirada do menor número de árvores possível.
Por solicitação dos clientes, o projeto resultou em uma casa ampla, fluída, com a área social integrada e totalmente acessível: todos os ambientes, corredores e aberturas dão-se com dimensões amplas e próprias para o acesso com cadeira de rodas, se necessário. O programa de necessidades organiza-se em sua maioria no mesmo pavimento: setor íntimo a norte e setor social a sul, mas igualmente provido de boa incidência solar, devido à angulação da planta. Enquanto toda a casa é mergulhada em natureza calma e exuberante, as visuais mais privilegiadas ficam para o estar/jantar e a suíte master, essa com duas paredes envidraçadas. O subsolo – que funciona também como contenção do terreno – foi projetado para abrigar a adega da casa, que, por estar semienterrada, não necessita de climatização artificial e é acessada através de um elevador que a liga a área social do pavimento acima.
O uso abundante de aberturas e esquadrias permitiu maior integração do interior com o exterior, trazendo a tão presente natureza para dentro dos ambientes, enquanto a forma eposição altada casa garantiram privacidade em relação à vizinhança. O jogo de brises de madeira amplia essa privacidade, encobrindo as janelas verticais do vestir e camuflando o pátio externo da lavanderia, garantindo iluminação e ventilação, sem a exposição do mesmo na fachada principal da casa.
O grande desafio de um lar é fazer com que o interior esteja em perfeita harmonia coma construção e a construção em perfeita harmonia com seu entorno. Projetada pelo Studio doinício ao fim, a Casa Mirante tem essa harmonia assegurada no equilíbrio entre sua estruturaparcialmente aparente, onde os robustos pilares e vigas metálicos tornam-se parte daestética,enquanto fica a cargo das transparências das esquadrias e dos móveis carregados de cores epersonalidade,trazerema leveza necessária para a equação.