-
Arquitetos: Rede Arquitetos
- Área: 260 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Igor Ribeiro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido em um condomínio fechado no município de Sobral, no semiárido cearense, o projeto se trata de uma residência unifamiliar para um casal de idosos morarem e receberem os familiares. A solução proposta se articula através de uma sequência de planos que buscam tanto lidar com as limitações do contexto de inserção como potencializar as qualidades do lugar.
Sobre as limitações, entendemos as demarcações dos muros de divisão dos lotes como algo possível de ser incorporado no projeto, ao invés da tradicional solução de um objeto solto no lote cercado de muros. Assim, os muros se mesclam com as paredes da casa, adquirindo alturas diversas a depender da necessidade e sendo interrompidos por vazios para evitar planos muito pesados. Assim, ganha-se o espaço do recuo lateral e dilui-se a presença do limite do muro, que passa a integrar a composição geral da casa.
Por outro lado, a distribuição destes planos fragmentados ajuda a organizar e gerar privacidade para os ambientes internos, criando a presença constante de pátios e direcionando as aberturas para norte e sul, aproveitando a vista da cidade de Sobral na fachada frontal e da Serra da Meruoca na fachada dos fundos. Os fechamentos perpendiculares aos planos principais se dão com paredes e esquadrias de madeira tipo veneziana e vidro, a depender da necessidade do espaço, garantindo que, mesmo parecendo fechada por fora, as vistas de dentro sejam garantidas. Esse contraponto entre planos opacos e vedações é reforçado pela textura avermelhada dos planos, em contraponto à pintura branca, madeira e vidro presentes nas vedações das fachadas norte e sul.
A partir desta lógica, que é mais um sistema de articulação de planos do que uma composição de um volume fechado, vão sendo criadas estratégias específicas para cada lugar da casa, como o pátio entre sala de estar e cozinha, que se volta para o terreno vizinho, destinado a áreas verdes pelo condomínio e que, portanto, não terá construção.