-
Arquitetos: Aldana + Sánchez - Ingenieros Arquitectos
- Área: 229 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Courtesy of Miguel Aldana, Daniel Ochoa Torres
-
Fabricantes: Apasco, Batab, CASTEL, COP Recubrimientos, Calorex, Cemex, Estevez, FANOSA, GRAPHISOFT, Helvex, Interceramic, MOEN, Magg, Rotoplas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um cubo branco comprime o primeiro estágio de construção de uma residência em um aglomerado familiar suburbano de terrenos estreitos, as janelas de pé-direito duplo renovam os interiores enquanto os acabamentos polidos resistem ao clima intenso do sudeste mexicano. Casa cuata II pertence a um arranjo de duas casas em uma propriedade subdividida localizada em um subúrbio privado de Villahermosa. Como os terrenos são estreitos, o layout dos edifícios buscou gerar vazios compartilhados para ventilação, iluminação e vistas extragrandes que pudessem ser aproveitadas para interação. O bairro tem propriedades variáveis, moradias auto-construídas e estereótipos arquitetônicos frequentes, então optamos pela neutralidade no design.
A solução básica consiste em edifícios separados por vazios que procuram ordenar e valorizar o bioclimático da arquitetura: um jardim natural nas traseiras, um espaço de água entre os edifícios e um estacionamento à frente. O programa resultou no arranjo de dois corpos articulados por meio de uma piscina e uma ponte elevada que ligará os andares superiores. O primeiro movimento desta obra é um cubo para uso particular no fundo, posteriormente será construído o volume público na frente e a piscina. Esta casa de geometria rigorosa é um conjunto compacto de espaços que formam alturas duplas em diferentes níveis. Os partidos arquitetônicos de ambos os corpos foram resolvidos em quadrantes com predominância de espaços servidos a sudoeste e espaços servidos a nordeste, janelas a norte e sul, e paredes cegas a leste e oeste.
A linguagem composicional é mínima e racional, enquanto os procedimentos construtivos respondem às condições locais. O resultado desta primeira etapa é um cubo branco construído com elementos cuja natureza se alterna em uma composição binária: matéria-vácuo, sombra-luz, oculto-exposto. Os elementos brancos polidos foram utilizados como sistema passivo contra o clima sufocante que visa evitar a acumulação de água na pele, mantendo uma temperatura interior mais baixa por reflexão e eliminando a resistência à torrente de ar cruzado das janelas.