-
Arquitetos: Cora Mader
- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Juliano Colodet / MCA Estúdio
-
Fabricantes: Brilia, Deca, Decortiles, Legrand, Portobello, Sander, Tigre, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ipê Amarelo foi concebida para um casal descansar durante os finais de semana. O lote faz parte de um condomínio residencial na zona rural da região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde a maioria dos terrenos tem uma topografia bastante acidentada.
O terreno estreito (12m de largura) e com forte declividade nos indicou a implantação de uma casa longilínea e suspensa do chão através de uma estrutura metálica. Como estratégia, criou-se na cota de acesso (mais alta) um grande terraço que debruça sobre a paisagem do local. Assim, no nível da rua, o vazio é o convite para os dois pavimentos inferiores que organizam o programa proposto.
Dispomos a área social no primeiro piso, abaixo da cota zero. A sala de estar se abre para uma varanda, voltada para a paisagem principal. Porém, tratando-se de um edifício comprido e estreito, esta única abertura - apesar de generosa - não seria suficiente para garantir ventilação e iluminação natural para todo o pavimento. Como solução, recorremos a um elemento essencial para o projeto: um pátio para onde estar e jantar se voltam, garantindo ao mesmo tempo privacidade, integração visual e setorização dos ambientes.
Descendo mais um pavimento, organizamos a área mais privativa pela qual se distribuem os 3 dormitórios da residência. A súíte principal abre-se para a paisagem através de uma varanda que também é elemento de transição entre exterior e interior. Outros dois quartos estão voltados para a fachada leste e contam com um banheiro comum. Desse nível, podemos acessar o terreno, por onde facilmente se chega à área de lazer do condomínio (quadras, piscinas, espaço gourmet, entre outras atividades já existentes no sítio).