-
Arquitetos: TRPC Arquitetos
- Área: 95 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Adalberto Vilela
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o projeto deste salão de beleza buscamos inverter a lógica espacial comum a todos os salões de beleza: cabeleireiros e estações de trabalho frente a uma parede com um vazio no meio. Para isso criamos uma grande mesa coletiva e integrada em um único gesto, preenchendo o meio do ambiente e deixando as paredes livres. A serralheria proposta busca manter uma linguagem coerente incorporando todos os elementos necessários, desenhamos espelhos ovais fixados ao teto e ao balcão e arrematamos o espaço com uma grande luminária que garante uma iluminação linear e contínua para os atendimentos. A não hierarquização entre os profissionais, que trabalham lado a lado atendendo os clientes, garante a mesma experiência a todos do salão, sem salas separadas ou cadeiras especiais.
A cor predominante é um rosa chá acinzentado, que contrasta com o verde musgo das cadeiras e folhagens das plantas bastante presentes no espaço, inclusive com uma pequena árvore integrada ao design da grande mesa coletiva. O uso de arcos se revelou um potente meio de ecoar o design e o conceito deste projeto, criando uma brincadeira com ritmo, proporções, passagens e contemplação; alguns são passagens ocultas por cortinas de veludo, já os demais são paredes cobertas com as mesmas cortinas de veludo no mesmo tom das paredes e teto, conferindo uma dimensão lúdica ao ambiente.
A recepção foi pensada como um ambiente que também agrupa outros usos como venda de produtos do próprio salão e um espaço bastante iluminado para as manicures trabalharem. Outra característica interessante deste salão são os múltiplos reflexos dos arcos, da luminária e dos próprios espelhos ovais que ampliam a percepção do espaço em diversos pontos transformando o ambiente a cada olhar.