-
Arquitetos: blaanc arquitectura
- Ano: 2021
-
Fotografias:Telmo Azevedo
-
Fabricantes: AutoDesk, BRUMA, CIFIAL, Light & Store, Normo, PADIMAT, Patricia Lobo, Primus Vitória, RMC, Richimi Factory, Stró, Teka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projecto de reabilitação de um edifício da primeira metade do século XIX, localizado no bairro histórico de Santa Catarina em Lisboa. O edifício enquadra-se numa topografia desnivelada, permitindo duas entradas distintas e a cotas diferentes, uma pela fachada principal e correspondendo ao piso 0 e outra pela fachada tardoz, correspondendo ao piso -1.
Estamos perante uma edificação tradicional portuguesa, em gaiola/pombalino, de paredes exteriores em pedra e paredes interiores em tabique, com pavimento de tábua corrida. Ao longo dos tempos o edifício foi alvo de algumas intervenções, geralmente dissonantes e pouco articuladas com a traça original. Procurou-se por isso com a nova intervenção, homogeneizar toda a linguagem do edifício, respeitando ou até recuperando alguns elementos tradicionais como as portadas e um lavatório em pedra maciça, mas introduzindo todas as funções necessárias à sua futura utilização como alojamento turístico. O programa prevê assim a seguinte distribuição: - T0 no piso -1 - Zona comum de sala e 5 suites localizadas entre o piso térreo e o primeiro piso - T1 localizado no segundo e último piso, o qual dispõe de uma generosa zona exterior com vista rio.
Materiais como azulejos artesanais, bancadas em terrazo e algumas zonas de microcimento marcam as novas intervenções a nível das instalações sanitárias e cozinhas, e integram a paleta de cores escolhidas posteriormente na decoração. Para além da intervenção arquitectónica, o atelier blaanc foi também responsável pelo design de interiores, optando por revestimentos e peças de mobiliário resistentes e duradouras, numa paleta de cores neutras com apontamentos de tons pastel. Madeiras, palhinhas e cerâmicas compõe a base da decoração dos espaços, que se pretendem contemporâneos e harmoniosos.