-
Arquitetos: Meyer Architects, Schauman & Nordgren Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nicolas Sedlatchek
Descrição enviada pela equipe de projeto. Villa Favre é uma casa para duas famílias localizada em Le Mont-sur-Lausanne, Suíça, um distrito ao norte de Lausanne no Lago de Genebra. A casa compreende uma residência de 200 metros quadrados para a família Favre e também uma unidade de 100 metros quadrados para aluguel.
O escritório SNA tornou esta separação legível na implantação da casa, que assume uma forma hexagonal irregular. Esta solução garante privacidade para as duas famílias, com entradas separadas voltadas para lados opostos e janelas em ângulos diferentes, proporcionando aos moradores diferentes vistas para o jardim compartilhado.
A fachada também reflete uma outra divisão em duas partes dos espaços internos. O pavimento térreo de ambas as residências são áreas sociais para comer, trabalhar e estar, enquanto o pavimento superior é destinado aos espaços mais reservados de descanso. As janelas de duas folhas no andar superior podem ser fechadas durante a noite, como uma metáfora em que o edifício também fecha os olhos quando vai dormir.
Os materiais externos ajudam a ilustrar as diferentes funções dos pavimentos, e a textura criada pelos revestimentos em concreto corrugado e ripado de madeira evoca o entorno arborizado. Um generoso terraço-jardim na cobertura completa a composição, proporcionando um espaço de estar agradável para a família Favre, com uma vista deslumbrante da paisagem com colinas ao longe.