-
Arquitetos: NJ+ Arquitetos Associados
- Área: 215 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Denilson Machado – MCA Estúdio
-
Fabricantes: +55 Design, Atelier Balaio, Beatriz Dutra Cerâmica, Bontempo, Construflama, Coral Tintas, Cristina Palma Cerâmica, Deca, Dom Daqui Tapetes, Dpot, Etel, Galeria Casa Triângulo, Galeria Lume, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Teo, Hanna Englund Ceramics, Herança Cultural, Jocal Estofados, +12
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em sua quarta participação na CASACOR SP, uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, NJ+ arquitetos apresenta o projeto de uma residência completa, com 200 m² (125m² de casa e 75m² de jardim), homenageando a cerâmica brasileira, destacando a herança das antigas olarias do país e a importância do trabalho artesanal na arquitetura. O evento, que será realizado de 21 de setembro a 15 de novembro no Parque Mirante, anexo do Allianz Parque, leva como temática ‘A Casa Original’.
O ambiente nomeado Casa Olaria NJ+, tem como premissa a importância dos momentos de introspecção e reclusão, por isso, o quarto é sutilmente separado dos demais cômodos através de um convidativo volume cilíndrico presente no centro do living, inspirado em um volume do arquiteto belga Juliaan Lampens. O espaço investe em formas orgânicas, que remetem aos trabalhos artesanais dos ceramistas brasileiros, e geométricas, e é caracterizado por uma estética confortável e minimalista, onde os acabamentos Legno Nórdico, da Bontempo - parceira do espaço -, aplicados no teto relembram as lajes nervuradas do modernismo brasileiro repensadas, conferindo uma sensação de aconchego.
O forro Bontempo remete também aos telhados das olarias tradicionais e se destaca em um living com formato orgânico, que conta ainda com uma estante em corten e uma curadoria de cerâmicas de vários artistas do país. Os painéis da marca, especializada em materializar a singularidade e personalidade de cada projeto, conferem o ar geométrico e confortável escolhido para cobrir a parte superior do ambiente ao formarem quadrados que margeiam o teto.
Ao lado da madeira, as formas arredondadas dos estofados, estante, espelhos e outros itens do mobiliário, e a paleta de cores neutras escolhidas para o ambiente compõem o aspecto minimalista contemporâneo do espaço. Os materiais naturais são bastante explorados na sala de jantar, home office, cozinha e suíte com sala de banho.
Ao entrar na suíte ao percorrer uma rampa, o ambiente neutro e minimalista, em um outro nível, tem atmosfera aconchegante, leve e tem como destaque a cama desenhada pelo escritório especialmente para a mostra. Ao lado, a sala de banho com volumetrias e tons neutros compõem o visual sofisticado e discreto assim como todos os outros cômodos. Na área externa, o bolsão orgânico do paisagismo de Bia Abreu compõe com as vigas, o efeito de luz e sombra, e o espelho d’agua também projetado pelo escritório.
No mobiliário, o design brasileiro se destaca através das peças cuidadosamente escolhidas para a mostra como a mesa de jantar Guanabara e as poltronas Ipanema e Manhattan, todas de Jorge Zalszupin. Ainda estão no ambiente o banco Mocho de Sergio Rodrigues e a Cadeira Max de Arthur Casas Design. O designer Guilherme Wentz apresenta o sofá, lançado no espaço. Outros nomes do design também estão presentes: Lina Bo Bardi, Ricardo Fasanello, Adalfan Filho e Shane Schneck.
Mesas de centro, mesas laterais, bancadas e algumas peças do espaço são assinadas pelo próprio escritório, como a poltrona Cabaça. As obras de arte mais importantes do ambiente são de Mira Schendel, Célia Euvaldo, Zanini De Zanine, Carlos Nunes, Georgia Kyriakakis, Sergio Sister, Rodrigo Andrade, Gabriella Garcia e Ana Vitória Mussi. Na coleção de cerâmica, temos as peças produzidas por Dona Rita, moradora do vilarejo de Campo Alegre e uma das artesãs mais antigas em atividade no Vale do Jequitinhonha. Além de outros nomes como Nado, Hanna Englund, Nicia Braga, Denise Stewart, Gilberto Gomes, Alice Aroeira, Studio Nun, Mila& Romi, Frida não late, Jamila Cruzado, Noni, Beatriz Dutra e Cristina Palma Lopes.