-
Arquitetos: CoDA Arquitetura
- Área: 220 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Carminati, Casa Bonita, Galeria Expoarte, Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca, Hill House, Objeto Casa, Quadra interior
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento é o segundo da série de reformas da CoDA em obras do arquiteto do Marcílio Mendes Ferreira. O prédio faz parte de uma família de irmãos: o Bloco I e o Bloco C da 210, o bloco C da SQS 312 e este na 203, todos na Asa Sul da cidade. Marcados pelo tradicional cobogó modernista e sua varandas com placas de concreto.
Originalmente os apartamentos possuem cerca de 220 m² divididos em sala, cozinha, dependência de apoio, área de serviço, sala de jantar, lavabo, banheiro social e três quartos, sendo um deles suíte. Neste projeto, o maior objetivo foi a revitalização dos espaços, sem descaracterizar a beleza original no projeto.
Aqui, até mesmo a divisão interna foi mantida como pensada pelo arquiteto original. Entretanto, buscando aumentar a ventilação e a vista da cozinha, esta foi rotacionada em 90 graus, ganhando acesso aos cobogós. Também foram desenhados novos jardins internos para tornar o espaço da copa mais agradável, um ambiente de reunião familiar.
O casal optou por uma sala de estar mais formal, utilizada esporadicamente em reuniões com os amigos e a família. Ali, o destaque vai para o painel ripado, que cria uma unidade material entre o hall de entrada, a sala de estar, a sala de tv e a cozinha. A decoração e o mobiliário são compostos por peças de design, privilegiando a produção de artistas contemporâneos.
Para manter o desenho da fachada, o conforto térmico e acústico do espaço, todas as esquadrias foram substituídas por modelos de PVC e vido insulado, que garantem o isolamento dos ruídos externos. O apartamento também teve toda a sua parte técnica refeita, com novo projeto para iluminação e um modelo discreto de implementação das máquinas de ar condicionado na área de serviço.