-
Arquitetos: SCHÉMAA
- Área: 11 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:David Foessel
-
Fabricantes: EQUITONE, Assa Abloy, Cortizo, DELABIE, Dillinger Fabrik, EVERLITE, GUARD INDUSTRIES, ITRAS, Investwood, Saint-Gobain, Saloni, Serge Ferrari, Tarkett, Trilux, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo equipamento esportivo foi projetado em forma de L, no canto sudeste do estádio. As instalações se abrem em direção à entrada do local, e do campo de futebol, abrigando um pátio e jardins.
O edifício consiste em dois volumes, dois elementos que se atraem e se encontram sem se tocar. Um primeiro elemento, ancorado ao solo, constitui a base do edifício, e abriga todo o programa. O segundo elemento, suspenso, forma a cobertura e o beiral para as instalações.
Os dois volumes estão separados um do outro, por uma fita parcialmente envidraçada, que ilumina diversos espaços, e é destacada no nível da sala polivalente.
A parte inferior da cobertura é marcada por uma geometria divertida, em metal perfurado e deformações em relação aos vários elementos programáticos. O volume e a circulação ao ar livre oferecem diferentes variações de alturas e aberturas.
Uma nova arquibancada foi instalada em frente ao edifício principal, ao longo do limite oeste do terreno. O elemento foi tratado como uma escultura de origami em concreto, integrando os jardins. Uma faixa de vegetação localizada ao longo do limite do terreno configura uma barreira acústica, e melhora a vista dos lotes vizinhos. Uma parede translúcida de policarbonato, instalada entre a última fileira de arquibancadas e a faixa de vegetação, permite o isolamento do volume, ao mesmo tempo, em que promove a iluminação natural dos espaços.