-
Arquitetos: STC Arquitectos
- Área: 168 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: ACINDAR, Aluar, Holcim Argentina, Palmar, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa em La Hornilla foi concebida como um espaço indeterminado que se adapta à dinâmica da vida diária do cliente. A casa pode ser dividida para permanecer isolada, conectada para reunir, fechada para adquirir privacidade ou aberta para desfrutar da paisagem e das áreas externas.
O projeto mantém abertas diferentes possibilidades de crescimento tanto na horizontal quanto na vertical, respondendo a futuras exigências funcionais.
La Hornilla é um bairro residencial na cidade de Alta Gracia, nos pés das serras de Córdoba. O lote, com uma fachada de 20 metros e uma profundidade de 50 metros, está localizado em uma região alta, com vistas panorâmicas das serras e da cidade.
Com o objetivo de liberar o ambiente principal da casa, os espaços de serviço foram distribuídos nas extremidades da planta, o que dá origem as funções de estar, jantar, cozinha e dormitório em um grande espaço livre.
O edifício foi construído em técnica úmida (estrutura de concreto armado e alvenaria de tijolos). Sua verticalidade e transparência dada pelas grandes aberturas nas fachadas geram visuais privilegiadas e conectam o edifício às expansões para fora.
Ao dobrar a área de superfície e erguer a nave principal, são gerados os espaços intermediários, enfatizando a ligação interno-externo. Ao leste fica a entrada com garagem aberta para dois veículos, e a oeste, uma galeria com churrasqueira que emoldura a paisagem montanhosa. As duas funções são construídas de forma seca, com perfis metálicos e revestimento em chapa sinusoidal branca.
Um eixo longitudinal organiza a circulação da casa. Uma suave rampa sobe pela topografia até a porta de entrada (um plano giratório branco), atravessando o interior, dobrando-se em uma escada que liga a galeria com a área externa e termina no pátio, com uma futura piscina. Neste eixo, e hierarquizando a entrada, está uma clarabóia aberta para o leste, que ilumina indiretamente toda a casa e desmaterializa o tanque de água. Esta perfuração torna possível uma conexão futura para a construção de um andar a mais.